midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

RP e Assessoria de Imprensa fevereiro 14, 2019

RP 2.0 – O que é e como utilizar em sua empresa!

123esite

Escrito por 123esite

Tempo de leitura 3 min

RP 2.0 – O que é e como utilizar em sua empresa!

Falar que as redes sociais têm um papel de grande importância dentro da comunicação praticada pelas empresas já é uma coisa batida. Esse tipo de estratégia por meio de Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, blog, etc permite uma comunicação mais direcionada para o público e para os clientes, aproximando o contato, além de permitir um alcance maior da marca. Por isso é necessário contar com profissionais que saibam melhorar e trabalhar a imagem da empresa dentro deste meio, e aí que entra o RP 2.0.

Antigamente as empresas se comunicavam por meio de inserções na TV, no rádio e em jornal impresso. Com a chegada da internet, a informação se multiplicou; é mais fácil de ser acessada, e qualquer um pode publicar o conteúdo que desejar, e ele pode ser visto por milhões de pessoas.

Relações públicas e as mídias sociais

O chamado RP 2.0 é o trabalho de relações públicas que utiliza a imagem da empresa com ajuda das ferramentas digitais, e principalmente com o uso das mídias sociais. O RP 2.0 é um novo tipo de comunicação, em que o trabalho de relações públicas se aproxima do público com uma linguagem mais clara e objetiva. Ele lida de forma transparente com as informações da empresa para o público através das mídias sociais.


Em redes como Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, lidar com as informações publicadas pelo público é fundamental. Grande parte dos internautas antes de comprarem um produto procura a opinião de outros usuários da rede, e um comentário negativo pode acabar com uma compra.

O poder do compartilhamento que estas mídias oferecem é grande, e cabe ao RP 2.0 remediar para que comentários negativos não se espalhem, e trabalhar para que o usuário esteja satisfeito, mesmo que seja com uma resposta por alguma reclamação na rede.


Não é possível controlar o que será publicado, mas é possível mapear o que vem sendo falado, e entrar em contato com os internautas de forma rápida e direta. O RP 2.0 consegue traçar melhor o perfil dos clientes, consegue mapear o boca a boca da web, além de criar campanhas positivas  para evitar que uma crise aconteça.

RP 2.0 na Indústria

No campo industrial, a integração das relações públicas com as ferramentas digitais serve para aumentar a visibilidade de uma marca frente a um consumidor que não tem conhecimento da sua existência, como para evitar que qualquer acidente ou situação constrangedora para marca fique sem uma resposta rápida. Desta forma o dano causado a imagem é mínimo.

RP 2.0 no Varejo

Já no varejo, o RP 2.0 permite melhorar os tons da campanha frente ao público. Imagine que, por meio de um post em uma rede social, a sua empresa venha a sofrer ataques na internet. Com a utilização do RP 2.0 é possível prever a reação do seu consumidor as suas publicações, evitando interações negativas com as campanhas.

Outra situação interessante para o RP 2.0 é a relação direta com o consumidor. Essa interação é capaz de salvar o relacionamento uma pessoa que está insatisfeita com o produto ou como o serviço foi feito.

tags: