planejamento estratégico de marketing janeiro 17, 2012
Cliente tradicional, cliente conectado e o desafio para 2012
Muito se falou em 2011 sobre marketing de conteúdo, marketing 3.0 e engajamento online. O reflexo dessa conversa será visto neste ano, quando empresas e profissionais do marketing perceberão que o cenário dos negócios está mudando não por conta das mídias digitais, mas devido a evolução das expectativas dos consumidores.
Os clientes ganharam poder com as tecnologias disponíveis. E as mídias sociais são apenas parte dessa nova realidade. Em minha opinião, cabe aos profissionais da comunicação e do marketing entenderem essas tecnologias e saberem lidar com elas de forma a distinguir clientes existentes e potenciais. Não podemos simplesmente acreditar que adotar novas tecnologias trará resultados imediatos. Não basta ter um perfil no Google+ ou um perfil no Twitter.
Em seu mais recente livro, “The end of business as usual” (ainda sem tradução no Brasil), o consultor americano Brian Solis diferencia o cliente comum do cliente conectado.
Segundo Solis, “o cliente conectado encontra e compartilha informações sobre determinado produto ou serviço de maneira diferente do cliente tradicional”, que aqui também pode ser tratado como consumidor usual. Um não anula o outro. E quem entende isso pode atender melhor as duas demandas.
O cliente tradicional confia em mídias como TV, rádio, jornais, e-mail marketing, pesquisa no Google e websites. Já o cliente conectado, que não é cego, prefere procurar informação confiável nas mais diversas mídias e em sua rede de contatos. E como ele faz isso? Instalando aplicativos em seu smartphone, tablet, Smart TV e outros devices que o possibilitam ser mais curioso.
OK, então como ganhar esse novo consumidor?
Para Solis, é preciso andar em seus passos, pesquisar os caminhos percorridos por ele e não apenas acreditar em percepções.
O desafio de 2012 está lançado: não basta conhecer o cliente, é vital entender como ele toma decisões, e participar desse processo influenciando seu comportamento e construindo relacionamentos significativos. #ficaadica
Leia também: As previsões para o marketing em 2012 segundo 34 líderes da área