midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

DES - Digital Enterprise Show 2022 junho 14, 2022

REimaginar pessoas e organizações: uma tarefa para hoje e para sempre

Lucas Lima

Escrito por Lucas Lima

Tempo de leitura 3 min

REimaginar pessoas e organizações: uma tarefa para hoje e para sempre

Criar organizações mais rápidas e atrativas tem sido o maior desafio das empresas no mundo todo e o ingrediente principal está em torno de mudanças significativas e que gerem impacto positivo para os negócios, e consequentemente, às pessoas e a sociedade a qual essas empresas pertencem. Esse foi o pano de fundo da discussão desse painel no DES-SHOW 2022, mediado por Joana Sanchez, Presidente da INCIPY, com a participação especial das executivas Arantza Caja, Global Head of Talent da Cellnex Telecom; Mireia Vidal, Head of Talent Spain, Portugal and Italy, da Netflix; Teresa Miralles, Head of People & Organization Development Europa da Syngenta; e Mireia Ranera, VP & HR Digital Transformation da INCIPY.

A transformação digital já faz parte da vida das organizações nos últimos anos, e tudo vem sendo transformado em tão pouco tempo, e mais do que nunca as áreas de Recursos Humanos têm se tornado uma grande protagonista nas organizações, passando a ser uma área extremamente estratégica para os negócios, e ocupando o centro das decisões. “Não se trata de fazer mais, e sim fazer diferente. Nós antecipamos as discussões, principalmente na parte de pessoas para acompanhar o negócio como um todo”, destaca Arantaza Caja.

A famosa expressão “mudança de mindset” nunca fez tanto sentido como agora, pois as empresas precisam construir ao redor da transformação e principalmente mudar a maneira de trabalhar, com uma visão mais ágil e colaborativa. “Os Recursos Humanos vivem um momento histórico, pois ganhamos voz no mesmo nível de qualquer outra área nas empresas”, reforça Teresa Miralles.

Para que as transformações e mudanças aconteçam, as empresas precisam trabalhar em grande proximidade com as suas lideranças e equipes em sintonia com a seguinte essência: Humildade para escutar e aprender (todos juntos). A liberdade para tomar decisões rápidas deve ser um pilar importante, e a transparência entre lideranças e liderados deve ser uma prática diária. “O feedback passa ser uma ferramenta do dia a dia, e não um instrumento formal a cada ano. Um dream team só é criado com a transparência entre as pessoas por meio de conversas maduras e honestas entre os companheiros de trabalho – e todos os dias”, sentencia Mireia Vidal.

“Os desafios das empresas serão enormes para os próximos anos, porém os Recursos Humanos estarão presentes de maneira estratégica para trazer uma visão holística, de diversidade e sustentabilidade para transformar negócios em grandes celeiros de talentos”, conclui Mireia Ranera.