midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

Web Summit 2023 novembro 15, 2023

Porto: cidade está moldando um futuro sustentável em Portugal

Lucas Lima

Escrito por Lucas Lima

Tempo de leitura 2 min

Porto: cidade está moldando um futuro sustentável em Portugal

Tivemos a oportunidade de visitar o estande da cidade do Porto, de Portugal, aqui no Web Summit 2023, principalmente para entender quais são os movimentos e as oportunidades para o empreendedor que aqui deseja colocar o seu projeto de vida de pé.

O Porto é um centro de inovação e talento. Dois são os fatores-chave que andam de mãos dadas na cidade portuguesa: investimento e empreendedorismo.

As empresas querem estar onde estão o talento e o conhecimento, onde as sinergias acontecem, num ambiente empreendedor, favorável aos negócios e com inúmeros polos de atuação.

Como cidade inspiradora e competitiva, Porto é propícia a projetos inovadores, com forte dinâmica na captação de investimento direto. Além da qualidade de vida, a estabilidade social, a infraestrutura e a mão-de-obra qualificada, associadas aos baixos custos operacionais, são fatores que atraem fortemente o investimento estrangeiro, que continuará a crescer nos próximos anos.

Porto está na primeira colocação do ranking “Top 10 Large European Cities of the Future 2023”, e os principais investidores são da Espanha, Estados Unidos e Reino Unido.

Os principais setores de interesse se concentram em Digital & IT Services, Turismo e Hospitalidade e Business Service Centers. Vale destacar que o polo de talentos local conta com 205.000 estudantes universitários e 44.890 graduados por ano. Segundo dados da SABI/Bureau, 24.350 estudantes universitários tiverem graduações em tecnologia entre 2020/21.

A cidade portuguesa está muito próxima da Espanha, e com isso, é possível expandir os negócios para outros lugares, por apresentar fácil conexão a seu aeroporto, estradas de alta qualidade e uma malha ferroviária favorável. E se o negócio for exclusivamente digital e não depender de logística, o crescimento a nível global pode ser mais acelerado ainda.

tags: