Web Summit 2023 novembro 13, 2023
Katherine Maher faz sua estreia como CEO do Web Summit
Katherine Maher, ex-Wikipedia, é a nova CEO do Web Summit, e abriu o palco da edição de 2023 reforçando o compromisso da companhia e seu papel nessa nova gestão que se iniciou poucas semanas antes do evento em Lisboa, Portugal. De maneira muito transparente, trouxe à tona a recente crise enfrentada a partir do comentário de Paddy Cosgrave (que já se pronunciou publicamente com os pedidos de desculpas), sobre o conflito entre Israel e o Hamas.
A nova executiva reforçou o direito de expressar nossas opiniões: “ninguém sabe o que pode acontecer com as nossas palavras nos dias de hoje. Nos criamos o Web Summit para que debates sejam criados em nossos palcos e temos direito a livre expressão”. Sabiamente, Katherine trouxe um posicionamento bem alinhado e que reforça o compromisso do Web Summit com o mundo e todas as civilizações.
“Teremos um debate intenso e duro acerca da Inteligência Artificial nessa edição do evento. O ano de 2023 tem sido um ano de vitória no cenário tecnológico, e nós temos o papel de fomentar a tecnologia para que ela possa contribuir para a sociedade, emprego, saúde, educação e para os negócios. Somos um espaço parar conversas, juntamente com milhares de pessoas, pois coisas importantes acontecem por aqui”, destacou.
Startups e presença feminina no Web Summit 2023 Lisboa
A Web Summit, considerada como umas das maiores conferências de tecnologia do mundo, terá mais 2.600 startups presentes, e quase um terço delas na edição deste ano têm uma mulher como fundadora e mais de 37,5% das speakers são mulheres, conforme dados da empresa.
A agenda dos três dias de evento (14, 15 e 16 de novembro de 2023) tem como destaque três pilares sobre os quais a maior parte dos painéis trarão como destaque: a inteligência artificial e sua aplicação nas indústrias e seus desafios de desenvolvimento e implementação; o acesso ao capital e quanto o ano de 2023 demonstrou ser um dos mais desafiadores para investidores formarem fundos e startups participarem das oportunidades de investimento; e a regulação e seu impacto na inovação e na proteção conforme é debatido por EUA e Europa.