Especiais setembro 27, 2016
MOVIMAT 2016: da trajetória até a vantagem competitiva
A demanda por bens e serviços se diversifica à medida que as empresas se posicionam na corrida por ofertar opções de produtos que atendam às necessidades e se adequem ao perfil de compra de cada cliente. Ainda assim, com a adoção de ferramentas que possibilitam a mensuração de dados cada vez mais personalizados, a corrida pela conquista de determinado nicho de mercado exige também a captação de rotas específicas no que diz respeito a jornada do consumidor.
Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
A compatibilização da atividade comercial com a operação logística já se caracteriza como necessidade básica para o funcionamento do negócio, sendo uma responsabilidade da qual a empresa não pode se desvincular. Outro fato, amplamente relacionado ao que determina a escolha do consumidor, condiz com a relação entre o custo logístico e o preço final de um produto, considerando que, aproximadamente, 11% do Produto Interno Bruto (PIB) são provenientes do custo logístico, de acordo com a última pesquisa divulgada pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), em 2014.
Por outro lado, ainda que a logística esteja consolidada como um fator indispensável ao funcionamento das organizações, ela também está atrelada à quantidade de vendas. “Um exemplo da eficiência logística relacionada se consolidou com a ascensão do e-commerce, que exige um nível alto de excelência das empresas que entregam este tipo de serviço. Atualmente, 38% das operações de e-commerce varejista tem gerenciado o armazenamento por meio de softwares e tem buscado opções alternativas de entrega ou uma programação diferenciada para atender regiões específicas”, define Anderson Benetti, Gerente de Produto de Logística da Senior.
Ao mesmo tempo em que o preço se qualifica como uma vantagem competitiva, a disponibilidade de produtos em estoque aliada a precisão da entrega são fatores que também agregam valor ao cliente. Cabe às empresas, arquitetar um planejamento integrado entre as equipes de marketing e a cadeia de suprimentos que forneça elementos para minimizar os custos logísticos que impactam no preço final do produto, delimitar a demanda adequada de produção para atender os nichos de mercado e procurar ações para maximizar a eficiência e otimizar os recursos a fim de tornar sua operação viável, bem como potencializar a operação logística como uma vantagem competitiva frente aos concorrentes.
O Especial Logística – Cobertura da Feira MOVIMAT 2016 é um projeto especial da midiaria.com