EspeciaisFator X Live 2020 janeiro 18, 2020
Desperte a criança interior, vença o medo e crie um negócio sustentável
Pedro Superti abriu o segundo dia do Fator X Live 2020 trazendo algumas reflexões e o ponto mais alto foi que “a história é escrita todos os dias” e as empresas e seus dirigentes precisam ter essa visão. Esse cenário nos evidencia que estar no topo não significa permanência vitalícia, nos forçando à reinvenção a todo momento, nos tirando da zona de conforto e, acima de tudo, a necessidade de enfrentar o medo e liderar um negócio sustentável.
O ser humano, quando criança, não tem medo de nada – faz amizade sem preconceito, perdoa muito rápido e pensa grande, não tendo barreiras para nada. Com o tempo perdemos tudo isso, pois acabamos sendo condicionados pela opinião alheia, criando barreiras e, consequentemente, gerando medo.
Desafiar-se todos os dias
Uma coisa é fato: “o que é verdade para você é verdade para você”, falou Superti. Temos que nos desafiar diariamente a voltar no tempo, naquela criança corajosa e disposta a enfrentar tudo, sem medo, pensando grande e tornando nossa meta como objetivo de vida. Como exemplo, o palestrante trouxe o case de Steve Jobs, que ao lançar o iPhone 1 foi corajoso em comparar seu produto com outros já consolidados no mercado, mostrando que tinha algo diferente e a grande fórmula do sucesso: ele falou tudo o que o ser humano precisava, e o único produto que poderia entregar tudo isso era o iPhone, e desde então, a marca seguiu em uma caminhada próspera até os dias de hoje.
Qual é seu iPhone 1 que te levará para uma jornada de sucesso?
Uma das falhas que leva o empresário ao processo de declínio está em acreditar que por estar no ápice, ninguém o derrubará. Exemplos de mercado são muito claros, como Blockbuster, Kodak, Yahoo, Atari, entre outros, que mantiveram por anos a sua liderança intocável, e rapidamente foram devastados por novos players que trouxeram algo diferente e mais alinhado as necessidades do consumidor. E algumas lições são tiradas:
- Difícil subir, fácil cair;
- Seu ponto forte é seu ponto fraco;
- Quem está analisando esses pontos com você? (você precisa de alguém de confiança que olhe para seu “rótulo” e apresente soluções de mudança constantemente).
Problemas da falta de visão
A falta de visão pode levar o empresariado a várias ciladas e alguns sintomas são bem comuns para quem está fechado ao novo:
- Complexo de superioridade;
- Falta de personalidade (muda constantemente e com isso, perde a personalidade);
- Eficiência acima dos valores;
- Amar o produto, não o cliente;
- Não saber narrar sua visão de mundo.
Ter alinhamento ao propósito, objetivo e, acima de tudo, ser ousado e aberto a mudanças é o que lhe abrirá o foco para uma visão de futuro sabendo onde sua “bola vai estar daqui 5 anos”, resgatando sempre aquela criança interior sem medo de nada e pronta para fazer a diferença e negócios que são sustentáveis.