Às vezes nos perguntamos: qual é o caminho ideal para se ter um site de sucesso? Pensando nesse questionamento, que é de muitos desenvolvedores de websites e profissionais do marketing, nos deparamos com a matéria de capa da Revista W desse mês, que aborda os 50 erros mais cometidos e que podem acabar com o seu projeto.
Muitos são os elementos que necessitam de atenção na criação de um website, que vão desde o código à interface. É comum que alguns pontos sejam esquecidos e alguns problemas apareçam, o que pode afastar os preciosos visitantes do seu espaço na web. Além dos problemas, é claro, você confere a solução para cada um deles. Tudo está dividido em dez áreas: Planejamento, Design, Navegação e usabilidade; Velocidade e disponibilidade; Texto para web; Segurança; Desenvolvimento; Múltiplas plataformas; E-commerce; e Portfólio.
Eis alguns dos erros mais cometidos. Fora esses, na edição você poderá ter contato com os demais:
- Planejamento
– Falta de planejamento
Definir o planejamento pode parecer óbvio mas nem todo mundo executa todas as etapas. Em primeiro lugar, é importante pensar no usuário que verá no trabalho final suas necessidades e o que ele deseja da sua página. Uma boa pesquisa de público pode dizer muito sobre o perfil dos seus usuários em potencial. Use das mídias sociais para saber mais sobre o público-alvo, assim ficará mais fácil definir conteúdo, design e navegação do site.
– URL não combina
O endereço principal do site deve estar alinhado com a personalidade da sua marca. Deve passar uma mensagem e, ao mesmo tempo, ser atraente. O nome do seu domínio não pode ser tão genérico – que possa perder o foco, mas nem tão específico que se torne complicado ou trabalhoso para digitar.
- Design
– Layout pouco atraente
Há muitos sites com layouts básicos, sem nada de muito criativo ou atraente. Porém, outros não medem texturas, cores, ilustrações e tudo termina como um carnaval ao olhos o usuário. Há diversas formas de abordar a etapa de criação. Uma boa dica para se criar layouts sedutores é recorrer a Grids. Eles são perfeitos para se alinhar elementos na página e criar um fluxo lógico e agradável para o visitante.
– Cor errada
Há dois erros clássicos: criar uma interface abusando de uma só cor ou dezenas delas. É preciso estudar as cores e manter o equilíbrio para não exagerar na dose. O primeiro passo é conhecer o público. O azul é a cor mais segura porque agrada a homens e mulheres.
A tarefa parece difícil, mas se bem planejada será com certeza sucesso total no seu projeto. Consulte essa edição da Revista W e conheça as demais 46 dicas.
Leia também: