Branding abril 17, 2019
Oportunismo e marketing: como utilizar e não cair em armadilhas
Como toda piada ou peça de humor, o timing é importante. Para uma campanha de marketing isso também é fundamental para a ação não ser considerada oportunista ou não ser compreendida.
Na era da internet, utilizar de um grande marco temporal para criar anúncios e campanhas tem que estar em perfeita sincronia para surfar no hype. É o caso de algumas campanhas que foram feitas para acompanhar o lançamento de séries, filmes ou até mesmo eleições.
Uma situação dessa é como andar em uma corda bamba, a qualquer deslize a queda pode ser grande. Mas ao conseguir atravessar, os aplausos serão grandiosos.
Por isso, separei alguns casos que merecem análises.
iFood e a estreia de Game of Thrones
Desde a sua entrada no Brasil, a iFood é reconhecida pelas suas propagandas bem humoradas, presença de atores que estão em ascensão ou alguma situação do cotidiano em ações offline.
Já na parte online, diversas propagandas em veículos como o YouTube ou em portais impactam quem não é usuário frequente. Mas o que vale destacar são as campanhas para quem possui o aplicativo instalado no celular: as ações de encantamento.
Diversos códigos de descontos, textos com técnicas de copywriting ou aproveitando de situações temporais fazem parte da sua estratégia de fidelização de usuário.
Faltando 40 minutos para a estreia da última temporada do seriado Game of Thrones, o iFood mandou a seguinte notificação para seus usuários no noite de domingo, 14 de abril.
Ao aproveitar da ansiedade dos telespectadores, entrar na onda do fenômeno mundial que GoT é, a ação aproveitou para fazer uma alusão ao enredo e à fantasia, além de avisar que o inverno finalmente chegou!
O humor picante da DeCabron
No final do ano passado, o país passou por um momento delicado envolvendo as eleições. O cenário político polarizado fez com que diversas campanhas fossem disparadas para conseguir votos.
Independentemente da preferência de cada um, uma atitude foi de chamar atenção.
A ação da marca de pimentas especiais DeCabron mostrou ousadia ao, em plena campanha presidencial brasileira, utilizar do slogan que movimentou cidadãos quanto a um determinado candidato.
Mc Donalds e o Sundae e Junior
Outra caso em que a campanha brincou com o momento foi o da rede de fast food Mc Donalds, que utilizou o retorno da dupla pop Sandy e Junior para realizar a campanha “Sundae e Junior”, divulgando a ideia do combo do sorvete com um dos sanduíches da rede.
Com diversas ações em suas redes sociais, como Facebook e Instagram, a campanha ainda utiliza de músicas da dupla pop para atrair o público a aproveitar o combo em uma das redes da lanchonete.
O outro lado
Até agora, apresentei campanhas que deram certo atingindo o seu público. Porém, nem todas conseguem sair com a impressão correta nas redes sociais e acabam dando um tiro no próprio pé.
Jendayi Cosmético e a tragédia de Brumadinho
Após três dias do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, a marca de cosmético postou em suas redes sociais o que eles definiram como ensaio protesto, onde modelos interpretam as vítimas da tragédia.
Porém, a repercussão não foi boa entre os usuários que fizeram uma campanha de difamação contra a marca.
Conclusão
Utilizar esse tipo de ação de marketing costuma levar a dois caminhos: o sucesso ou fracasso total e muito perigoso para a marca. Mexer com paixões, sentimentos, política e futebol não pode ser feito de maneira leviana.
Alguns podem dizer que essa é a sociedade mimimi ou aprovar a iniciativa do humor, mas o correto é saber colocar os prós e contras de uma ação dessa para sua marca. Vale sempre a ponderação, sem perder o timing da piada.