midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

planejamento estratégico de marketing agosto 21, 2019

Estratégia preditiva: prevendo o futuro e alcançando novos negócios

123esite

Escrito por 123esite

Tempo de leitura 5 min

Estratégia preditiva: prevendo o futuro e alcançando novos negócios

Você já imaginou conseguir prever ou adivinhar o comportamento de seus clientes? É exatamente essa a possibilidade oferecida pelo marketing preditivo. Com base em análise de dados, a prática permite orientar as decisões de marketing com muito mais precisão e tem ganhado cada vez mais espaço nas grandes empresas.

De acordo com pesquisa realizada pelo instituto Everstring, 91% dos profissionais de marketing já implementaram ou estão implementando estratégias de marketing preditivo. Então, se você não quiser ficar para trás dos seus concorrentes, é importante que você siga essa estratégia.

O que é o marketing preditivo?

Segundo a Salesforce, o marketing preditivo envolve o uso de big data para desenvolver previsões mais precisas sobre os futuros comportamentos dos consumidores. Ou seja, usam-se dados, algoritmos e técnicas de machine learning na tentativa de prever situações que estão por vir.

Quem já é familiarizado com a análise preditiva, deve ter entendido que se trata de um modelo derivado dela. No caso do marketing preditivo, o uso dos dados é mais específico, dedicado a prever quais ações e estratégias mercadológicas têm mais possibilidades de serem bem-sucedidas.

 A importância no cenário atual

 Assim como a análise preditiva, o marketing preditivo tem transformado a forma das empresas operarem. O estudo “Predictive Intelligence Benchmark Report” traz dados sobre os comportamentos de compra nos Estados Unidos: 

  •     Abrangendo um período de 36 meses (de 2013 a 2015), o estudo mostra que, em média, as recomendações com base em análise preditiva dedicada ao marketing influenciaram 26,34% do total de pedidos.
  • Constatou-se, também, que essa influência no total de pedidos subiu de 11,47% no começo do uso do marketing preditivo para 34,71% no fim desse período de 36 meses.

De fato, a pesquisa revela uma parcela significativa de decisões de compra impactadas pela análise de dados e da estratégia preditiva.

Um vidente chamado Amazon

Um dos maiores casos de sucesso do uso de marketing preditivo é o da Amazon. Se você é usuário, deve conhecer as recomendações profundamente personalizadas oferecidas pelas páginas da gigante norte-americana.

Isto ocorre porque seus dados foram coletados a partir de suas últimas transações no site. E a computação cognitiva, neste caso, é poderosa: quanto mais produtos você adquire, mais refinadas ficam as recomendações. A Netflix, por exemplo, recomenda série e filmes dessa maneira.

Ao citar a Amazon, estamos falando de uma gigante que possui algoritmos. A empresa, além de estudar o perfil dos usuários, analisa os produtos clicados pelos clientes, estudam o mapa de calor do site, sazonalidade de fornecedores e produtos, além de completar a persona de seu usuário.

Toda essa inteligência permite recomendações altamente precisas. E isso, claro, leva não só ao aumento de vendas, mas à maior satisfação dos clients, tudo graças ao marketing preditivo.

Mas nem todas as empresas possuem essa força de análise.

O que considerar na sua estratégia de marketing preditivo?

Imagine que é possível oferecer um novo produto ou serviço a um antigo cliente ou mesmo um contato de sua rede de forma mais assertiva. Impactar e educar o seu público sobre boas práticas ou situações futuras ajudam nessa jornada.

  •     Explore novas possibilidades: se você vende um produto que necessite de revisão, por exemplo, pense em oferecer esse serviço a seus clientes ou aos clientes de seus concorrentes. Além de conseguir um upselling, você poderá fidelizar novos contatos.
  •     Aposte em complementos: pense em como o seu produto mais simples pode servir como a porta de entrada dentro de clientes. Se você oferece um produto básico, pense em como agregar valor a essa solução.

Analise grandes nomes: antes de elaborar sua estratégia, estude o mercado! Tente identificar tendências em outros players para ver como impactar da melhor maneira a sua persona.

Como a midiaria.com realiza essa estratégia

Com nossos clientes a midiaria.com divide a concepção em três partes para alcançar a maior assertividade possível da campanha.

Conversa entre equipes comercial e marketing: As melhores previsões vem de conversas entre as equipes. Além de alinhar o conteúdo da campanha, é possível construir materiais que diminuirão o tempo de fechamento de um contrato, fidelização de clientes, expansão de carteira, divulgação de soluções da marca além da educação do mercado.

Entrevista com stakeholders: Esse é um dos principais segredos do sucesso das campanhas da midiaria.com! Saber ouvir é algo que muitas empresas estão desaprendendo a fazer. Imagine que ouvir o seu cliente possa abrir novos caminhos de atuação, conseguir atender uma futura dor de seu público-alvo, além de sair na frente de seus concorrentes.

Ferramental mais inteligência: Outro ponto que nos orgulhamos de citar é a combinação entre o ferramental correto e a inteligência dos tópicos acima para criação das estratégias preditivas corretas. Combinar a análise do SemRush, ferramenta que mostra as principais palavras-chaves, durante uma construção de estratégia de SEO coloca as marcas no mesmo patamar de empresas que utilizam de investimento em Adwords. 

O próprio Google Analytics, que mostra dados de acesso ao site, pode passar uma inteligência sobre reter e educar o seu público-alvo.

Se ainda surgir qualquer dúvida sobre estratégia preditiva e como ela pode se aplicar na sua realidade, só acionar nossa equipe.

 

tags: