Especiaisplanejamento estratégico de marketing outubro 5, 2016
Marketing Digital e Turismo: conheça as principais tendências 2017
Entenda quais os principais atrativos que levam hoje as empresas desse setor a apostar na comunicação web. Insights foram reunidos em conversa com grandes players durante a 44ª ABAV Expo
Segmentação, análise de dados e investimentos constantes em tecnologia são termos atualmente comuns aos departamentos de comunicação e marketing na indústria do turismo brasileiro. Mesmo entre os mais atingidos pela crise, o setor mantém-se aquecido e enxerga no ambiente digital um terreno fértil para o fortalecimento de marca e a consolidação de vendas.
Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
“Nossos investimentos em digital crescem ano após ano. Estamos migrando cada vez mais das mídias tradicionais para a internet”, afirma Bruno Baldacci, gerente de Marketing do parque aquático Wet’n Wild, localizado no município paulista de Itupeva. Para o executivo, essa mudança é motivada principalmente pelo melhor potencial de segmentação dos anúncios na rede, bem como a coleta de números relacionados à audiência e interação com o público-alvo. “Quem não fizer isso, vai ficar para trás”, enfatiza.
As ferramentas de business inteligence estão também no radar da BWT Operadora, empresa curitibana especializada em estruturar pacotes de viagem para agências de turismo. “Sair do ‘achismo’ é fundamental. Quando implantamos esse processo, tivemos inclusive grandes surpresas – como hotéis que jamais imaginávamos ter uma demanda tão representativa e, por isso, tínhamos pouco contato”, relata Adonnai Aires de Arruda Filho, diretor geral da companhia paranaense.
Em relação à suas estratégias de marketing digital, a BWT Operadora conta com o desafio de atender a demanda B2B, disponibilizando peças para que os agentes de viagem reforcem seus próprios planos de divulgação na web. “Estruturamos um ambiente para que o parceiro personalize a comunicação que criamos, com seus próprios contatos e redes sociais, e faça o download”, explica Gabriel Cordeiro, gerente geral da operadora. Esse trabalho abrange desde a criação de e-mails marketing até fotos adequadas especialmente para compartilhamento via aplicativo WhatsApp.
Outra aposta forte dos profissionais de comunicação do setor de turismo é a relação com influenciadores na internet, como blogueiros e web celebridades. “Temos um retorno muito grande, principalmente para atingir públicos específicos”, revela Alisson Leandro, coordenador de Marketing do Cana Brava Resort, instalado em Ilhéus (BA).
O empreendimento baiano conta com forte presença na web, com perfis no Facebook, Instagram e Snapchat. “Enxergamos as redes sociais como uma potente plataforma de vendas, buscando sempre aproximar o resort do nosso público”, evidencia. Complementando essa estratégia, a empresa trabalha também com um aplicativo próprio, que reúne todas as informações sobre sua infraestrutura e programação.
Enxergamos as redes sociais como uma potente plataforma de vendas – Alisson Leandro, coordenador de Marketing
Esse fortalecimento das estratégias de marketing digital entre os profissionais de comunicação do turismo é visto como um grande avanço para as entidades representativas do setor. Para Dilson Jatahy Fonseca Jr., presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), abre espaço principalmente para a geração de oportunidades aos pequenos empreendimentos, que antes não tinham como ampliar tanto sua visibilidade sem grandes investimentos. “Seria impossível para os pequenos hotéis atingirem um público tão amplo se não dessa forma”, afirma.
Fernando Abrão, gerente de Comunicação da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), enxerga a capacidade de atingir assertivamente públicos peculiares como o principal apelo dos canais de comunicação na internet. “Sobretudo, com a comunicação digital é possível alcançar todos os clientes de forma cada vez mais segmentada, direcionando a mensagem de forma mais específica”, evidencia.
A entidade acredita que os investimentos em ferramentas e ações na web estão em franco crescimento, e que mudou inclusive a relação dentro da própria indústria. “Antes muito vinculadas ao impresso, as operadoras estão voltadas cada vez mais ao digital para se comunicar com o trade, e até mesmo com o público final. Se antes essas empresas se comunicavam apenas com o agente, hoje não mais: o canal está aberto também com o consumidor e os destinos”, explica.
Tendências para colocar no radar
- Segmentação de públicos via análise de dados. Algumas ferramentas:
- Facebook Insights
- Google Analytics
- YouTube Analytics
- Google Trends
- Business Inteligence (BI)
- Comunicação personalizada
- E-mails
- Mídia Display
- Influenciadores Digitai
- Campanhas pontuais
- Video branded
- Reviews
- Mídias sociais
- Instagram (em alta)
- Snapchat
LEIA TAMBÉM:
- Os destaques da 44ª ABAV Expo
- A imprensa do Turismo e a cobertura diária do trade
- “Estratégia de comunicação nas redes sociais deve sempre estar ligada à geração de informações relevantes” – afirma Ricardo Lazzari, diretor de e-commerce do Grupo CVC
- Maximizar resultados e gerenciar parcerias é o segredo da comunicação do Palladium Hotel Group
O Especial Turismo – Cobertura da 44ª ABAV Expo é um projeto especial da midiaria.com