EspeciaisWeb Summit 2019 novembro 5, 2019
Futuro está no compartilhamento do poder e do conhecimento, diz CEO da Wikipedia
“O mundo está em uma crise de conhecimento? Essa é uma pergunta muito difícil de ser respondida em uma era de fakenews”, lançou Katherine Maher, CEO da Wikipedia, ao iniciar sua inspiradora palestra no Web Summit. A espera por uma resposta objetiva levou a plateia ao silêncio absoluto. Segundo a executiva, “não há uma crise de conhecimento, mas uma crise de confiança no mundo.”
Confira os destaques do Web Summit 2019 segundo os especialistas da midiaria.com
Katherine afirmou que a busca por conhecimento está na natureza humana. “Confiança é a infraestrutura invisível do mundo e do conhecimento.” Para ela, “quando os sistemas param de trabalhar por nós, perdemos a confiança e passamos a desconfiar de nós mesmos”. Esse efeito vem gerando conflitos ao redor do mundo e crises politicas, humanitárias e ambientais, por exemplo.
A visão da executiva da maior plataforma de conhecimento do mundo – a Wikipedia recebe mensalmente 17 bilhões de visitas! – também provocou reflexão, já que não se trata de uma perspectiva pessimista. “Crises são oportunidades de repensarmos nossas atitudes e nos engajarmos com aquilo que realmente importa por meio da compaixão”.
Para reverter o quadro de crise de confiança, Katherine propõe que o conhecimento deve ser livre, gratuito e aberto. “Conhecimento é a prova de nossa humanidade. Curiosidade, contribuição e compartilhamento são fundamentais para nosso futuro”. Desta forma, ela acredita que retomaremos a confiança.
Quando foi a última vez que você fez da internet um lugar interessante?
Líder da Wikipedia, a executiva reafirmou que a plataforma lançada nos anos 2000 tem como premissa ser um lugar de colaboração. “Ela está presente em nossas vidas, nas mais diferentes nacionalidades, de forma gratuita e aberta. Assim deve ser um lugar para se ganhar confiança. Estamos esperando o próximo ‘big thing’ por nossa natureza curiosa. Mas o grande próximo acontecimento está no compartilhamento de poder e conhecimento”.