O LinkedIn, maior rede social de negócios do mundo, lançou o e-book “O efeito de rede da divulgação por funcionários”, para tratar do compartilhamento de conteúdo das empresas pelos colaboradores na plataforma.
Vamos concordar que a melhor propaganda é aquela que vem de graça, de maneira orgânica e natural, não é mesmo? Esse é o objetivo de toda empresa para se tornar conhecida, referência em sua área de atuação. Diversas estratégias são utilizadas para alcançar esse objetivo: Inbound Marketing, SEO, Adwords, redes sociais, etc.
Com a divulgação por parte do colaboradores, esse caminho parece bem mais simples, não é?
Em outras palavras, a participação dos funcionários divulgando os desafios superados, marcos alcançados e caminhos a serem trilhados fortalece as ações de marketing da sua empresa, amplia o alcance do seu conteúdo sem investir em mídia, além de abrir novos mercados.
Mas essa estratégia tem que ser tratada com cuidado. Por isso a midiaria.com preparou esse post com algumas ideias a serem consideradas.
Engajamento X “Desengajamento”
Uma ação dessa pode levar a dois pontos: o exagero de alguns funcionários e o desinteresse.
Toda e qualquer ação em excesso não é vista com bons olhos. Alguns vídeos de divulgação que utilizam essa estratégia de impulsionamento e alcance com base na repetição extrema acaba gerando irritação em quem é impactado. Ninguém gosta de ter a mesma mensagem repetidamente martelando em sua cabeça.
Porém a falta de desinteresse de colaboradores também serve para gerar alguns alertas internos. Afinal, uma máquina funciona perfeitamente quando todas as peças estão em sincronia.
A falta de entusiasmo [hiperlinkar com o texto do gratidão] e até mesmo gratidão pode deteriorar um ambiente de trabalho. Imagine que um problema interno chegue, por exemplo, às redes sociais através de um funcionário insatisfeito. A imagem da sua marca poderia ser afetada negativamente. O estrago em poucas horas pode ser gigantesco, uma vez que há chances de potenciais parceiros, clientes e até mesmo investidores serem impactados por essa postagem.
As melhores ações
Não se pode forçar também ninguém a utilizar as suas redes sociais como portal de propaganda das empresas. O segredo é incentivar isso de maneira orgânica internamente com um ambiente de trabalho que proporcione essa gratidão!
Mas para aqueles colaboradores que gostam de compartilhar onde estão, marcando pin point no Instagram, o ideal é que eles passem o MVV da empresa através de seu stories ou feed de notícias.
Um funcionário em sinergia com a marca nunca postará algo para prejudicar a empresa.