planejamento estratégico de marketing fevereiro 18, 2013
Dê atenção ao mercadinho do seu bairro
Para cada um milhão de brasileiros, temos 367 mercearias/lojas de bairro ante 5 hipermercados e 37 supermercados. Ou seja, o mercadinho próximo da sua casa é muito importante para movimentar a economia do país e pode ser um grande prospect para se trabalhar marketing digital.
Os dados foram divulgados recentemente pela Nielsen, que estuda o varejo nacional e o comportamento do consumidor.
Ainda segundo a Nielsen, 55% dos aparelhos celulares no Brasil (mais de 200 milhões) têm acesso à internet. No entanto, apenas 2% dos consumidores adquirem com frequência produtos via internet móvel. O que reforça o poder do mercadinho de bairro.
Agora imagine a quantidade de ações que podem ser feitas localmente com esses comércios tão importantes para nossa economia.
Apesar de comprarem muito pouco pelo celular, os brasileiros estão conectados e podem ser impactados por uma ação de geolocalização via Foursquare, por exemplo. Aqueles cartazes escritos à mão que vemos na porta do mercado podem ganhar um QR Code com muito mais informações para quando o estabelecimento estiver fechado. E essas são apenas ideias básicas.
Uma fan page no Facebook pode atrair os consumidores locais e avisar sobre uma nova promoção ou mesmo compartilhar as ofertas do dia, além de oferecer uma riqueza de dados sobre os curtidores/consumidores como idade, sexo, preferências, etc.
Um outro dado da Nielsen colabora e muito para que ações desse tipo em comércios locais deem certo. O consumidor está aberto a comprar outra marca se não encontrar aquela de sua preferência (veja no quadro abaixo como ele se comporta diante dessa situação). Sabendo disso, as plataformas digitais e redes sociais podem ser usadas para mostrar ao consumidor as opções que ele têm e que são mais adequadas ao seu gosto.
#ficadica