web, tecnologia e seo junho 13, 2012
Conexões wi-fi gratuitas: realidade e perigo para o usuário (infográfico)
Estar conectado é quase uma norma em alguns lugares do mundo. E no Brasil não é diferente. Para se ter uma ideia, o País já soma 21 milhões de smartphones e mais de 300 mil tablets. Em sua maioria com conexão 3G ou wi-fi. Uma compilação de dados feita pela Veracode e pela Column Five produziu um infográfico interessante sobre as conexões disponíveis em aeroportos, cafés e hotéis… e seus perigos.
Segundo as estatísticas, um em cada quatro usuários de celular terá ao menos um dispositivo móvel conectado à internet até 2016.
Usuários de IPhone estão mais conectados a redes wi-fi (71%), enquanto os portadores de aparelho com sistema Android ainda preferem a rede do próprio aparelho (68%).
Já os usuários de tablets preferem os hotspots; 90% se conectam as redes wi-fi. E o número de locais que disponibilizarão acesso à internet deve aumentar em 350% nos próximos quatro anos!
Com relação aos perigos que essas redes podem oferecer aos usuários, quando conectadas de maneira equivocada, o infográfico alerta para algumas situações, como conexões interceptadas por hackers, que por meio de softwares conseguem captar suas credenciais e posteriormente acessar internet banking e fazer compras online com seus dados.
Como evitar estresse com a conexão wi-fi:
- sempre confirme o nome da rede com um funcionário do estabelecimento antes de se conectar;
- acesse sites seguros (aqueles com https://);
- evite transações de internet banking em ambientes públicos;
- desligue a opção de seu dispositivo ao acesso automático a redes sem senha de segurança;
- mantenha o antivírus atualizado;
- Mantenha o Firewall ligado; ele é sua primeira defesa em caso de ataque de hacker.
Conexões wi-fi são convenientes e uma realidade nos dias de hoje, mas é preciso cautela antes de permitir que seu dispositivo abra uma porta para estranhos.