Comunicação e Mídias Sociais maio 14, 2014
5 dicas para incluir o Instagram na comunicação do seu negócio
O conteúdo audiovisual já se estabeleceu na estratégia de muitas empresas e empreendedores que produzem fotos e vídeos curtos para comunicar seus negócios. O Instagram pode ser uma ótima ferramenta de prospecção e engajamento quando bem utilizado.
Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, noLinkedin, no Twitter e no Facebook!
Bem intuitivo, o Instagram permite o compartilhamento de imagens e vídeos curtos de até 15 segundos. Confira as dicas abaixo:
#1 Conecte sua conta no Instagram a outros canais
Cadastre-se no Instagram usando um e-mail ou sua conta no Facebook. Na hora de escolher um username, seja criativo e consistente. O username deve “conversar” com os nomes utilizados nas demais mídias sociais. Não deixe de preencher os dados básicos como biografia, endereço do seu site e imagem do perfil.
Feito isso, conecte seu perfil no Instagram a outras mídias sociais, como Facebook, Twitter, Foursquare, Tumblr e Flickr. Quando você faz isso, o conteúdo é replicado nas demais mídias. CUIDADO! Antes de compartilhar a mesma foto ou vídeo nessas plataformas, analise se isso faz sentido para o seu negócio. Às vezes é melhor personalizar o conteúdo de cada mídia.
#2 Varie no conteúdo
Seja com uma imagem estática ou um vídeo de 15 segundos, o conteúdo no Instagram pode levar ao seguidor muito mais do que os produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio. No Instagram, o apelo pode ser:
– lançamento de produtos;
– bastidores da confecção ou gravação de uma campanha;
– colaboradores em ação ou reunião de planejamento;
– atendimento a clientes;
– eventos sediados pela empresa;
– detalhes do escritório ou loja.
#3 use hashtags relevantes
O uso de hashtags pode aumentar o engajamento da comunidade do Instagram ao seu conteúdo. Antes de colocar um “jogo da velha” grudado a uma palavra, verifique como esse termo está sendo usado na plataforma para não atrelar seu perfil a um tipo de comunicação duvidosa.
Algumas recomendações sobre o uso de hashtags:
– Negócios locais: use a hashtag da cidade (ex.: #SP, #RJ)
– Produtos e serviços: use o tipo de negócio que você faz (ex.: #sapato, #maquiagem, #software…)
– Especialidades e websites: faça uso do seu setor (ex.: #marketing, #turismo, #fitness)
#4 engaje sua comunidade
Convide seus seguidores a enviarem fotos sobre seu negócio por meio de hashtags e valorize a participação curtindo cada interação.
#5 monitore o Analytics
Não esqueça de avaliar o engajamento do seu perfil no Instagram. Ferramentas como Curalate e BlitzMetrics ajudam a checar a performance dos posts.
Nós da midiaria.com acabamos de entrar no Instagram e vamos compartilhar nossos bastidores, eventos e ações bacanas que deparamos por aí. Siga nosso perfil clicando na imagem abaixo!