Comunicação e Mídias Sociaisplanejamento estratégico de marketing dezembro 13, 2011
4 passos para enfrentar uma crise em sua comunicação
O que fazer quando uma crise bater a sua porta? Se desesperar, talvez? Sair respondendo à todas solicitações de imprensa, sem analisar? Perigoso!
Bom, primeira a coisa a fazer: manter a calma e analisar! Apurar as informações e analisar o cenário será fundamental para recomendar a melhor estratégia que venha preservar a sua marca. É momento também, no qual, apenas um porta voz deverá responder pelo caso e deverá estar pautado com a estratégia definida de posicionamento.
As solicitações de imprensa deverão estar concentradas em sua assessoria de comunicação, que desenvolverá o posicionamento em formato de nota para que sua empresa ganhe voz de defesa para os veículos de imprensa que solicitarem uma resposta.
No caso de um posicionamento reativo, as respostas à imprensa serão feitas através de uma nota de esclarecimento, e o porta voz da empresa não concederá entrevistas. Se definido um posicionamento proativo, o representante poderá conceder entrevista e se posicionar.
Um trabalho de comunicação realizado de forma correta minimizará os impactos que uma marca poderá passar em um momento de crise.
Resumindo, um passo a passo que servirá como um guia de bolso:
1. Não responda as solicitações de imprensa sem antes apurar os fatos;
2. Passe o caso para sua agência de comunicação fazer o levantamento das informações e pautar o porta voz;
3. Definida estratégia, proativo ou reativo, será definido se a empresa se posicionará por meio de nota ou entrevista;
4. Toda entrevista concedida pelo porta voz deverá ser acompanhada pela agência de comunicação.
Para interessados pela tema, um livro de referência: A era dos escândalos, de Mário Rosa (Geração Editorial, 528 pg., R$ 47,00).