midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

DES 2023 junho 13, 2023

Tecnologia deve ser aliada da experiência do colaborador, apontam executivos espanhóis

Lucas Lima

Escrito por Lucas Lima

Tempo de leitura 3 min

Tecnologia deve ser aliada da experiência do colaborador, apontam executivos espanhóis

A tecnologia é um meio de extrema importância para apoiar a área de Recursos Humanos no que tange as questões organizacionais, ou seja, no relacionamento entre líderes e liderados, a eficiência dos sistemas e as ferramentas para a satisfação dos colaboradores. Consequentemente, uma melhor eficiência de entrega. Esse foi o tema central do debate realizado no palco HR Summit, do DES 2023, com a presença de importantes executivos de tecnologia na Espanha: Manuel De Dios, Client Director da Flexxible, Raúl Merinero Palomares, gerente da Informática da Systems, e Luis Aguilar, Diretor Digital da KYNDRYL.

“Sabe aquela máxima ‘Cuide dos seus colaboradores, que eles cuidarão de seus clientes’?”, questionou Manuel de Dios, quando se referiu à importância de ouvir constantemente os colaboradores na busca do aprimoramento da eficiência dos sistemas e das ferramentas internas. Segundo o executivo, funcionários precisam se sentir confortáveis para trabalhar e estarem acima de tudo, satisfeitos.

Uma vez confortáveis com seu reconhecimento, por meio de uma tecnologia eficiente darão o melhor atendimento de maneira rápida ao cliente. Vale, inclusive, citar um estudo realizado pela Universidade da Califórnia que mostra que um profissional feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% mais.

“Colaboradores se dedicam, em média, em torno de 6,5 horas em um computador de trabalho, e a tecnologia tem efeito direto nessa experiência”, destacou Luis Aguillar. É necessário entender quais são os principais drivers para a experiência do colaborador interno das empresas. “A tecnologia conversa diretamente com a experiência desses usuários”, complementou.

“A parte humana da tecnologia tem uma tremenda fricção. E as ferramentas estão aí para diminuir esse atrito” – Raúl Palomares

Isso demonstra o quanto as empresas precisam trabalhar pela otimização de seus processos, solução de suportes ineficazes, falta de integração entre canais etc. Ou seja, vários gaps que impactarão diretamente na experiência de trabalho do colaborador.

A experiência do colaborador vai além de ter uma comunicação eficiente, ações de engajamento e incentivo. A frente tecnológica também se soma a esse ecossistema de experiência. Os executivos finalizaram reforçando sobre a importância de ouvir o usuário interno (colaboradores) constantemente para a evolução contínua da produtividade interna, e principalmente de sua experiência na organização.