DES - Digital Enterprise Show 2022 junho 16, 2022
Qual é a verdadeira visão do Marketing para 2022?
Uma mesa redonda com visões complementares sobre as inovações e tendências em Marketing foi composta no DES – Digital Enterprise Show 2022, com a presença dos executivos Carlos Picazo, Head of Solutions & GTM da Adobe, Iñigo de San Baldomero, Marketing Manager Corporate Education da ESIC, Paz Comesaña Pérez, Diretora de Marketing da EVO, Pedro Fernández, Diretor de Marketing e Produto da ClearChannel, e David López, CSO da FHIOS.
Os desafios do marketing se intensificam cada vez mais, pois apenas convencer o cliente a comprar seu produto e serviço se tornou obsoleto há anos. “O Marketing não mudou, o que mudou foi o comportamento do consumidor e forma como ele busca as coisas e se relaciona com as marcas”, aponta Paz.
Um fator importante: a marca mais do que nunca é a grande ponte de relacionamento com o cliente e há necessidade de pensá-la estrategicamente dentro da jornada de relacionamento com os alvos de interesse/negócios (consumidores). “Hoje as compras são mais emocionais do que transacionais, pois trata-se de uma ação de experiência”, complementa López.
Para conhecer a fundo o cliente, que hoje se relaciona com as marcas em distintos canais, é preciso ter uma flexibilidade em suas estratégias e a adaptação da comunicação para cada frente de captação (site, redes sociais e loja física). O consumidor, quando acessa esses canais, está em momentos diferentes de compra e comportamento.
Os dados são os grandes aliados que irão nortear toda a estratégia, levando sempre em consideração o que é regido pela Lei de Proteção de Dados. Porém, é um ingrediente que contribuirá para um melhor desenho da estratégia de performance e branding. Lembrando sempre: estamos lidando com consumidores hiperconectados e com acesso a muitas informações, o que exige uma ação mais continuada e de relacionamento para uma melhor conexão com quem realmente compra. “A marca precisa seguir alinhada a seu discurso. Marketing precisa ser definido a partir do branding”, destaca Iñigo.
Entende-se que a comunicação entre marcas e clientes é decisiva para os negócios se efetivarem. “As marcas devem transacionar informações de valor e que gerem emoção para os clientes. Mais do que uma conversão imediata é ter uma visão de longo prazo nesse relacionamento”, destaca Fernández.
Pensando em tudo que está disponível para o momento, algumas ferramentas e tecnologias poderão apoiar nessa jornada, dentre elas:
• Marketing de Automação e Inteligência Artificial
• Content Delivery Automation
• Microsites Corporativos
• Marketplace B2B
• Realidade Virtual e Aumentada
• Shopping Virtual
• Publicidade Nativa
• Vendas por multicanais
• Voice Shopping
• Livestream shopping
• Micro Influenciadores
Muitas são as frentes que estão relacionadas com o marketing nos dias de hoje, porém, temos que ter sempre em mente três elementos que irão nortear toda a estratégia: Ciência (data driven marketing e martech: data, automation, technology); Arte (copy, imagem e conteúdo); Branding e Performance .