Comunicação e Mídias Sociaisplanejamento estratégico de marketing fevereiro 5, 2013
Porque inovação e engajamento dependem da comunicação interna
A pergunta para a resposta-título desse post é: Por que algumas empresas não conseguem inovar ou engajar seus targets? Minha reflexão a seguir foi provocada por Martha Gabriel, profissional renomada que trabalha há anos com inovação em ambientes digitais.
Numa aula brilhante sobre como ambientes propícios produzem inovação e criatividade, Martha comentou que um dos problemas contemporâneos nas empresas é a falta de comunicação interna e de processos.
Pensemos: como posso fazer o consumidor entender minha comunicação se internamente nem todos sabem o que minha empresa realmente quer comunicar? No caso do varejo, por exemplo, como promover uma boa experiência de consumo se a loja física não “conversa” com a loja virtual e muito menos com os demais pontos de contato da marca? Essa falta de comunicação também ronda os departamentos de vendas e financeiros!
Processos travados e falta de compartilhamento de informação impedem que a mensagem flua entre as áreas de uma empresa, travando processos e atravancando a inovação. Pessoas informadas estão mais aptas a sugerir algo novo para o que precisa ser renovado.
A comunicação interna e o estabelecimento de processos bem definidos ajudam – e muito – a se promover a inovação e a mensagem que chega ao consumidor ou cliente. Um único discurso impacta muito mais no público-alvo e provoca o engajamento.
Minha sugestão: arrume a casa antes de sair por aí comunicando a sua mensagem. Muitas vezes essa arrumação acontece paralelamente ao contato com o mercado, mas não pode ser esquecida de maneira alguma. Caso contrário, sua empresa pode limar a inovação interna e o engajamento do seu target.