midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

EspeciaisWeb Summit 2019 novembro 6, 2019

Para fundador da GIPHY, futuro da comunicação está na troca de mensagem

Kleber Pinto

Escrito por Kleber Pinto

Tempo de leitura 3 min

Para fundador da GIPHY, futuro da comunicação está na troca de mensagem

A fórmula para vencer nas redes sociais no futuro é apostar em conteúdo visual e na troca de mensagens. Assim decretou Alex Chung, fundador da GIPHY, maior plataforma de GIFs do mundo. A afirmação foi feita durante uma conversa entre especialistas na área de social media no Web Summit. Além de Chung, Margaret Molloy, CMO Global da Siegel+Gale , e Dima Khatib, diretora do canal AJ+, contribuíram para a discussão.

Confira os destaques do Web Summit 2019 segundo os especialistas da midiaria.com

“Hoje há mais troca de mensagens em aplicativos do que postagens em redes sociais. Isso demonstra que as pessoas estão muito ocupadas em manter suas relações e as mensagens, e os gifs ajudam nisso”, defendeu o fundador da GIPHY.

Margaret afirmou que as redes sociais não morrerão. “Elas são canais de posicionamento. Com a questão da privacidade, há maneiras de você configurar o que deve ser exibido e para quem será exposto nas redes sociais”, explicou ao argumentar sobre a predileção de mensagens privadas ante as postagens em perfis sociais.

Jornalista e diretora de comunicação do canal AJ+, Dima Kahtib endossou o crescimento dos aplicativos de mensagens, mas lembrou que as marcas devem pensar nas redes sociais como um meio para se comunicar com as massas. “Social media é sobre os micro impactos que promovem os macro impactos na sociedade. Experimentação é o nosso norte para saber se precisamos estar mais nos aplicativos de mensagens ou nas redes sociais. Inovação só é possível por meio da tentativa e erro”.

Para avançar na discussão, Dima comentou que independentemente da plataforma, é preciso saber ouvir a audiência. “Para ouvir sua audiência é preciso conhecer sua audiência. E isso está ligado à diversidade, que gera conexão e, consequentemente, sucesso nas redes sociais. Vencer em social media é conhecer todos os dias a sua audiência. É sobre escolher as melhores histórias e contá-las para seu público e não falar sobre você e todo o blábláblá institucional”.

Futuro das redes sociais e dos aplicativos de mensagem

“O futuro será encontrar sua real audiência e produzir mensagens para esse grupo, promovendo boas conversas ao invés de grandes ações em massa”, disse Margaret.

“Para mim, não haverá uma substituição ou um desaparecimento de um veículo ou outro, mas sim uma convergência entre canais e plataformas”, emendou Dima.

Saiba mais sobre GIFs e a GIPHY

Graphics Interchange Format, Gifs ou carinhosamente conhecidos no Brasil como “adesivos” têm se popularizado mundialmente e transformado a maneira como pessoas e empresas se comunicam. O poder desse tipo de arquivo ganhou destaque na discussão sobre redes sociais no terceiro dia de Web Summit, principalmente com a participação de Alex Chung, fundador da GIPHY.

“Há 4 anos decidimos não competir com o Facebook e a Google, por isso trabalhamos em parceria. Hoje distribuímos nossos arquivos para muitas redes sociais e estamos felizes com isso”, contou Chung.

Atualmente, 70% dos gifs que circulam nas redes sociais são conteúdo de marcas. “As marcas que estão trabalhando bem seus conteúdos são aquelas que colocam sua personalidade nos gifs. Gif é o novo meio social de expressar seus valores”.