Comunicação e Mídias SociaisSocial Media junho 22, 2020
Monetização no Instagram: a chance para marcas e influenciadores

Que hoje o Instagram é uma das principais redes sociais exploradas pelas marcas para alcançar seu público-alvo não é novidade. Stories, publicações no feed, impulsionamento de post e IGTV fazem parte da vida de mais de 1 bilhão de usuários, alcançados no mês de maio de 2020.
Agora, em busca de um marco maior e audacioso, a rede social formulou a monetização de perfis para que o produtor de conteúdo possa receber parte dos anúncios feitos durante uma transmissão no IGTV.
No dia 27 de maio, o Instagram anunciou que está testando novas formas de monetização. Quase dois anos após seu lançamento, o IGTV, ferramenta de vídeos longos da rede social, passará a ter anúncios, nos mesmos moldes adotados no YouTube e no Facebook Gaming.
A publicidade terá duração de 15 segundos e será exibida quando o usuário optar por assistir ao conteúdo inteiro, depois de ter visto a prévia no seu feed de notícias.
Oportunidade para monetização
Os influenciadores digitais dentro da plataforma estarão mais acessíveis às marcas. Segundo o Facebook, 55% da receita publicitária dos anúncios serão repassados para os produtores de conteúdo. Um desejo antigo dos criadores e que pode tornar a ferramenta mais competitiva na comparação com outras mídias, como o YouTube, por exemplo.
Desta forma, será possível a uma marca que não possui tanto budget alcançar o público de um determinado influenciador digital, durante a sua transmissão.
A plataforma testará a ferramenta com influenciadores digitais já consolidados, antes de expandi-la para o mundo. Não está claro qual será a política de monetização do IGTV, mas ela deve seguir a política utilizada pelo Facebook:
- Compartilhamento de conteúdo original, criado pelos influenciadores.
- Adesão às normas comunitárias da plataforma.
- Conteúdo sem informações erradas, fake news, clickbaits ou sensacionalismo.
- Número mínimo de 1.000 seguidores para monetização.
- Não tratar de conteúdos sensíveis, como debates de questões sociais, tragédias, atividade sexual, conteúdo explícito e informações médicas enganosas.
Comentários pagos em lives
Outra iniciativa apresentada dentro da plataforma serão as badges que os usuários ganharão, ao participar de uma transmissão ao vivo. Elas permitirão que eles paguem para destacar seus comentários durante uma transmissão ao vivo, semelhante ao Super Chat do YouTube, e demonstrem o seu apoio ao influenciador. Essa receita será convertida integralmente para os criadores de conteúdo.