DES 2023 junho 14, 2023
Futuro do Turismo: confluência de humanidade, sustentabilidade e tecnologias emergentes
Para Jimmy Pons, co-fundador da empresa de marketing e tecnologias emergentes Mutishan – NFT Management System, “turismo é sobre pessoas, sobre como as pessoas investem seu tempo e energia em explorar locais e experiências”. Para ele, o futuro do turismo se resume a confluência de humanidade, sustentabilidade e tecnologias emergentes.
“Nas próximas décadas, viveremos em um mundo phyrtual (presencial e virtual). Nosso desafio será promover experiências que conectem esses dois mundos com excelência e humanidade”, defende o executivo visionário.
Na revolução do setor, Pons traça as mudanças percebidas desde os anos 1990, quando hotéis e todo o setor se voltavam para certificações, como o ISO, e a padronização das operações. Hoje, a realidade é outra. “Incerteza e mudanças constantes são o novo normal e é a partir delas que precisamos trabalhar, principalmente na customização de experiências”.
Nova tríade do turismo: humanidade, sustentabilidade e tecnologia
Humanidade – saímos de customer centric para human centric. “A baixa relevância do turismo muitas vezes é pela falta de inteligência emocional e sorriso no rosto de quem trabalha no turismo”.
Sustentabilidade – “Precisamos pensar nos recursos naturais e como os cultivamos e os preservamos. Sem isso, estaremos sentenciados ao fracasso”.
Tecnologia – novas ferramentas ajudarão a produzir conteúdo e entender a necessidade das pessoas. “No entretenimento isso já acontece, como os NFTs e o Pokemón Go. Experiências com realidade aumentada já fazem parte da estratégia de alguns parques na Europa”.