Especiais maio 16, 2018
Engage Prague: como superar a queda do alcance orgânico do Facebook
“Social media não é mais um canal, é um comportamento”. A afirmação de Marie Faulkner causou estranhamento em seu workshop sobre a queda do alcance orgânico do Facebook no primeiro dia do Engage Prague 2018, promovido pela Socialbakers, em Praga. Mas ela tem um ponto a ser analisado.
Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
Desde janeiro deste ano, o algoritmo do Facebook privilegia em nossas timelines o conteúdo de amigos e familiares, diminuindo consideravelmente tudo o que é postado pelas marcas. A mudança causou comoção entre as empresas, que agora questionam o uso do Facebook em suas estratégias de comunicação.
Marie, que é responsável pelas redes sociais da organização não-governamental Maria Curie UK, contou que desde o início de 2018 tem se adequado ao novo cenário e compartilhou quatro dicas preciosas para trabalhar o Facebook de forma orgânica e aderente ao novo algoritmo.
#01 Não se esconda atrás das publicações pagas
Marie indicou que o foco deve ser nos conteúdos que performam melhor de forma orgânica e podem indicar o caminho das pedras para novas postagens. É preciso avaliar os dados do Facebook Insight e prestar atenção aos comentários e reações nas postagens. ˜Se for necessário, aposte em menos conteúdo, desde que ele seja de qualidade”, indicou a especialista. Impulsionar posts pode “viciar” o algoritmo e prejudicar as postagens orgânicas da página.
#02 Trabalhe de acordo com o algoritmo
O foco deve ser, sempre, no comportamento da audiência e não no conteúdo que se acha conveniente para a página. Algumas dicas da especialista:
– crie oportunidades de compartilhamento para sua audiência;
– construa um time de defensores da marca;
– seja proativo e engaje os colaboradores a curtirem e compartilharem posts;
– trabalhe com influenciadores e pessoas-chave para a marca;
– entenda a audiência e a dinâmica de parceiros, marque-os e promova conteúdos relevantes desde que os benefícios sejam mútuos.
#03 Construa relacionamentos
Redes sociais estão diretamente relacionadas a criação de conexões. Por isso, trabalhe com as ferramentas da própria plataforma, como grupos, eventos e vídeos que aproximem pessoas. Lembre-se em ser:
– rápido em identificar oportunidades;
– criativo ao fazer postagens;
– educado ao interagir com os seguidores.
Marie lembrou ainda que testes e demonstrar propriedade são sempre bem-vindos.
#04 Integre redes sociais e criatividade
Seja interessante em todos os momentos e integre vídeos com campanhas em TV, rádio e impresso. Faça com que suas histórias sejam encontradas em diferentes plataformas e integrem o Facebook como uma rede necessário para não se perder nada sobre a marca.