Comunicação e Mídias Sociaisweb, tecnologia e seo junho 3, 2012
#dasbancas: Google sob suspeita. Empresa é acusada de manipular buscador
O que você acha de ter os resultados de sua busca no Google levemente tendenciados aos serviços da gigante da internet? Uma comissão da União Europeia tem criticado a forma como o Google (buscador) manipula esses resultados, atesta uma reportagem da edição 699 da revista Carta Capital.
Segundo a publicação, o imbróglio começou depois que a Microsoft reclamou à União Europeia que a Google privilegiava seus serviços no buscador, atrapalhando a competitividade. A comissão responsável pela política de competição da EU começou então uma investigação em novembro de 2010.
Depois de quase dois anos de estudos, a comissão apontou quatro pontos preocupantes com as práticas do Google:
- Manipulação de resultados de buscas;
- O Google é acusado de copiar material original dos sites de seus competidores, como resenhas escritas por usuários, e usar esse conteúdo em seus próprios sites. Isso fere os direitos autorais;
- Em seu contrato de publicidade, o Google pede exclusividade;
- O último ponto é a restrição a desenvolvedores de softwares de transferirem campanhas de publicidade hospedadas na plataforma Google Adwords para plataformas competidoras.
Procurada pela comissão da EU, a Google disse não concordar com as conclusões do estudo, mas se colocou aberta ao diálogo. Próximos capítulos a conferir.
Dê sua opinião sobre o caso no espaço abaixo para comentários.