Comunicação e Mídias Sociaisweb, tecnologia e seo julho 20, 2014
#dasbancas: como o celular está ajudando a diminuir o analfabetismo
O celular pode (ajudar) a acabar com o analfabetismo no mundo. Uma reportagem especial da revista INFO (ed. 343) traz dados da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, e apresenta projetos que ajudam nessa missão.
Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, noLinkedin, no Twitter e no Facebook!
Segundo a organização, são mais de 774 milhões de analfabetos no mundo; no Brasil são 13,2 milhões. No entanto, muitos deles – especialmente na África – têm sido apresentados ao celular como forma de aprenderem a ler e escrever.
Os projetos são os mais diversos: livros digitais, SMS e mensagens de voz. E por que o celular? A penetração desse dispositivo em países sem infraestrutura é maior que outras necessidades. Para se ter uma ideia, segundo levantamento das Nações Unidas, 6 bilhões de pessoas no mundo têm celular ante 4,5 bilhões que têm acesso a banheiro e saneamento básico. Daí o poder dessa ferramenta pela educação.
Um exemplo de como o celular está sendo usado pela alfabetização é o projeto MobiLiteracy, em Uganda. Lá, um grupo de 180 mães recebe mensagens de voz diariamente com lições que as ensinam as letras do alfabeto, formação de palavras e até mesmo breves histórias.
Iniciativas como essa e outras apontadas pela reportagem demonstram como a tecnologia está revolucionando a educação no mundo, e a deixando mais acessível e móvel.
Confira outras dicas da seção #dasbancas!
P.S.: se você se interessou pela reportagem de capa da revista INFO sobre empregos no Facebook, Google e LinkedIn, também recomendamos a leitura, principalmente pelo perfil traçado por cada companhia e explicado na reportagem.