midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

planejamento estratégico de marketing dezembro 19, 2011

Compras coletivas e o desafio do pós-venda

Kleber Pinto

Escrito por Kleber Pinto

Tempo de leitura 2 min

Compras coletivas e o desafio do pós-venda

Vivemos a febre das compras coletivas – relacionamento online em que um grupo de consumidores se associam a um site específico de compras para obter maior poder de aquisição e conseguir descontos vantajosos.
São vários os clubes de compras que mediam a negociação entre empresas x consumidores e que detém desse sistema uma fatia que gira de 30% a 40% do total das vendas arrecadadas.

Depois do fechamento com a empresa anunciante, o clube de compra sistematiza a oferta da seguinte maneira:

  • produtos e serviços com até 90% abaixo do valor de mercado;
  • divulgação da oferta;
  • anúncio com duração pré-determinada;
  • promoção é ativada com número mínimo de compra;
  • pagamento on line ou por boleto;
  • consumidor imprime o voucher/cupom para consumo no ponto de venda.

O mercado das compras coletivas teve um crescimento de 153%, e hoje são mais de 1.025 sites em operação. Em relação a audiência, esses sites tiveram acesso de 13,2 milhões de pessoas em dezembro de 2010 e, considerando um acumulado desde junho/2010, somam um crescimento de 680% (IBOPE Nielsen).

Até o final de 2011, o setor prevê um faturamento entre R$ 30 e R$ 50 milhões. Os ramos de atividades mais beneficiados foram gastronomia, cultura e entretenimento, e estética e beleza.

O desafio

O grande desafio para as empresas que anunciam em sites de compras coletivas é realizar um Plano Estratégico para definição de objetivos, e como será a atuação pós realização do serviço, o famoso pós-venda.

Muitas empresas acabam não pensando nas estratégias, e o seu prospect cliente compra o voucher, realiza o serviço e não volta mais. A oportunidade de reter e fidelizar esse novo cliente acaba não sendo feita.

Além da baixa ou nula fidelização, outro reflexo de anúncios mal planejados é a quantidade de reclamações registradas nos órgãos de proteção ao consumidor. Só o PROCON-SP registrou cerca de 767 queixas no período de janeiro a setembro desse ano.

Quando pensar em anunciar em clubes de compras, procure uma agência de comunicação e planeje todas as metas e estratégias para fidelização desse novo cliente. A primeira impressão é a que fica. Cuide bem do seu novo cliente!