EspeciaisWeb Summit 2021 novembro 3, 2021
“As redes sociais são as ferramentas dos ativistas dos nossos dias”, defende Ayo Tometi, do Black Lives Matter
Após brilhar no palco principal do Web Summit, Ayo Tometi, uma das três co-fundadoras do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), fez uma coletiva de imprensa com os jornalistas presentes no evento. Ayo é filha de imigrantes nigerianos, e liderou um dos maiores movimentos na história dos EUA e atribui esse mérito aos ensinamentos que os pais lhe deixaram. O movimento está ativo há oito anos, mas ganhou visibilidade mundial depois do vídeo do homicídio de George Floyd, em 2020, nos Estados Unidos.
“Quando as vidas negras importam criamos um mundo onde todos ganham” – Ayo Tometi.
A frase define bem a atuação de Ayo nesse grande movimento que é o BLM, e que leva a sociedade mundial a refletir sobre esse tema emergencial e de conscientização.
A líder ainda reforça o quanto estamos aqui para compartilhar sobre como a tecnologia se cruza com os direitos humanos e a justiça social, como também, os empreendedores e as corporações, tanto do setor público, como o privado, possuem sua responsabilidade de estar ao lado da justiça e de fazer parte de um movimento que é contra a persistência”.
“As redes sociais são as ferramentas dos ativistas dos nossos dias. As pessoas reais que se importam motivam a mudança, assim como Martin Luther King Jr se suportava nas mídias tradicionais, nós usamos as ferramentas dos nossos dias, que são as redes sociais”, destaca Ayo.
“As pessoas reais que se importam motivam a mudança, assim como Martin Luther King Jr se suportava nas mídias tradicionais”- idem
Porém, acima das redes sociais, segundo a ativista, o BLM só cresceu graças a dedicação das pessoas que persistem em lutar, motivadas pelo choque de perceberem que ainda existe racismo em pleno século XXI. “As pessoas negras têm lutado desde que foram raptadas na África e levadas para outras partes do mundo. Sempre fizemos tudo que pudemos para lutar pela nossa liberdade. Reconhecemos que não é sobre as ferramentas, mas sobre as vozes e as pessoas que foram movidas por elas”, reforça.
Ayo é uma líder inspiradora para todos. “Nós merecemos viver com dignidade”.
Leia mais sobre o Web Summit neste link.
Foto: Stephen McCarthy/Web Summit via Sportsfile