midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

EspeciaisWeb Summit 2022 novembro 2, 2022

Web3 e o desafio dos profissionais de marketing de agora e do futuro

Lucas Lima

Escrito por Lucas Lima

Tempo de leitura 3 min

Web3 e o desafio dos profissionais de marketing de agora e do futuro

O painel liderado por Sandy Carter, CCF da Unstoppable Domains; Jeremiah Owyang, CMO da RLY Network Association, e Amanda Cassatt, CEO da Serotonin, trouxe como tema central a Web3, com foco nos desafios do profissional de marketing para proteger seus ativos de marca, envolver seus clientes, promover fidelidade e alcançar influenciadores.

A Web3 veio como uma evolução para os sistemas operacionais e para dar mais controle ao usuário, e na publicidade já caminha para uma nova forma de se relacionar com o cliente. Seu propósito carrega a descentralização, onde o usuário contribui com os desenvolvedores por meio de códigos abertos, tornando as plataformas ainda mais acessíveis – permitindo que máquinas entendam a realidade física humana em sua língua de máquinas, aprendendo toda a nossa realidade.

Desafio para profissionais de marketing

Os desafios para os profissionais de marketing se tornam muito maiores com a Web3, pois o poder não fica na mão de uma grande empresa, por exemplo. Como a premissa é a descentralização, desenvolvedores e engenheiros do mundo todo estão focados em desenvolver soluções dentro desse conceito (Web3), que ao invés de armazenar nossos dados no servidor de um aplicativo ou rede social, os armazenam em uma carteira, as chamadas smart contracts, sistemas utilizados para promover transações automáticas sem a necessidade de uma empresa, governo ou entidades.

Como o profissional de marketing deve atuar no universo da Web3

Construir uma comunidade é vital para o sucesso de qualquer projeto na Web3. A Descentralização, inovação e o desenvolvimento da Web3 só são possíveis por meio das pessoas, e para tudo isso acontecer é necessário ter uma comunidade unida que esteja engajada com a iniciativa. “A liberdade e a comunidade são um projeto. Construir uma comunidade não só beneficia o projeto, mas também dá mais autoridade”, destaca Sandy Carter.

E tudo isso requer uma nova adaptação para os profissionais do marketing quando serão exigidos:

• Adaptação para um universo inédito e multidimensional.
• O E-commerce precisará ser ressignificado.
• As marcas utilizarão e terão ainda mais a sua disposição o uso das NFTs (certificado de autenticidade digital).
• Comprar será como participar de um game.
• Redes sociais como o canal prioritário das marcas.

São inúmeros os desafios para os profissionais de marketing dentro do contexto da Web3, mas procurei pincelar o que foi de mais destaque nesse painel do Web Summit 2022.