midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

Comunicação e Mídias SociaisPodcast agosto 17, 2020

Podcast e a monetização do áudio

Midiaria Essencialmente integrada

Escrito por Midiaria Essencialmente integrada

Tempo de leitura 4 min

Podcast e a monetização do áudio

Apesar de existir há mais de uma década, os podcasts estão experimentando um crescimento sem precedentes de audiência. Essa tendência aumentou no mundo afetado pelo coronavírus, à medida que as pessoas se voltam cada vez mais para a mídia digital em seus dispositivos pessoais.

Estamos vivendo a Era do Áudio! O consumo de músicas e podcasts, de acordo com pesquisa realizada pela Comscore, alcança 30% dos usuários brasileiros de internet.

No entanto, apesar dessa crescente oportunidade do público, a monetização do podcast ainda está em sua infância. Nos próximos três a cinco anos, no entanto, isso vai mudar, em razão dos avanços na tecnologia de transcrição que já estão em andamento.

O espaço para a monetização do podcast

O público de podcast representa um alvo crescente para as principais marcas, tanto em termos de escala quanto de riqueza.

Os podcasts são particularmente populares entre o público jovem. Mais da metade dos ouvintes mensais têm menos de 35 anos. Além disso, os ouvintes de podcast também são formados e possuem uma renda familiar elevada.

Dito isto, embora os gastos com anúncios em podcasts estejam aumentando à luz de estatísticas como essas, os gastos atuais empalidecem em comparação às estatísticas do público-alvo dos podcasts.

Em 2020, de acordo com a pesquisa elaborada pela Magna/IPG, os anunciantes devem gastar quase US$ 831 milhões em publicidade em podcast, apenas nos EUA. Quando você considera, no entanto, que há mais de um milhão de podcasts no mercado atual, abrangendo 100 idiomas e 30 milhões de episódios, podemos ver que ainda falta uma oportunidade.

Os hacks para aumentar a performance

Uma maneira de continuar avançando no meio é aproveitar os avanços na tecnologia de podcast, principalmente no lado do anúncio. A transcrição, nesse caso, é a principal ponto de partida.

Por exemplo, quando se trata de segmentar categorias ou tópicos específicos de conteúdo, os anunciantes estão limitados a segmentar seus investimentos de anúncios, de acordo com as categorizações de alto nível do podcast ou no nível do programa, em vez do conteúdo de um determinado programa ou episódio.

A capacidade de contextualizar os podcasts de maneira mais eficaz pelo conteúdo dará aos anunciantes outras possibilidades de segmentar os dados demográficos do público-alvo ou intenção de compra.  

Por exemplo, os anunciantes poderão segmentar anúncios para um episódio específico, se determinados termos forem mencionados mais de uma vez ou se várias palavras-chave forem citadas juntas no mesmo episódio.

À medida que a transcrição de áudio evolui e se torna uma parte central do mix de anúncios em áudio, permitirá uma monetização ainda maior no canal, principalmente por meio de trocas automatizadas.

As cartas na mesa

Então, o que é necessário para permitir uma segmentação contextual robusta no espaço do podcast? Transcrição. Esta é uma área quente de inovação no momento, com várias empresas, incluindo Google, investindo pesado em Inteligência Artificial (IA) e machine learning para transcrição automática de áudio.

Nos próximos anos, a transcrição será incorporada diretamente a praticamente todas as plataformas de podcast, permitindo que os sistemas acessem e avaliem instantaneamente dados contextuais e parâmetros de segurança, semelhantes aos que fazem atualmente em outros canais digitais.

Enquanto isso, a transcrição fornecerá uma melhor compreensão da substância real de cada episódio, não apenas do tópico ou categoria do programa. Como o podcasting ganha um lugar maior na mesa, você verá o impacto da transcrição em outras áreas críticas para o crescimento do espaço, como a descoberta.

Com uma melhor compreensão do conteúdo de cada episódio, os mecanismos de pesquisa poderão indexar melhor o conteúdo de episódios individuais, os diretórios poderão categorizar melhor os subtópicos, da mesma forma que as tags nos sites de notícias para ‘tópicos importantes’ e serviços semelhantes à Amazon poderão fornecer recomendações como “se você gostou deste programa/episódio, pode gostar deste nosso episódio”.

Por fim, ao abrir uma compreensão do conteúdo de cada episódio de podcast individual, bem como dos sentimentos subjacentes, os editores de podcast poderão oferecer o mesmo nível de transparência e segurança de marca que os principais anunciantes vêm exigindo da mídia digital. 

Esse novo recurso abrirá simultaneamente o espaço do podcast para oportunidades de monetização muito maiores, permitindo que as marcas aproveitem esse público crescente e altamente atraente.