Apesar das mulheres serem maioria entre os usuários do Pinterest, os homens são quase duas vezes mais propensos que o público feminino a comprar produtos e serviços que visualizaram na rede social, de acordo com um levantamento realizado pela Compete, em junho de 2012.
A pesquisa mostra que 37% dos usuários do gênero masculino afirmam ter comprado um produto ou serviço após serem impactados por uma postagem no Pinterest, em comparação com 17% das mulheres. No geral, um quarto dos entrevistados comprou algum bem de consumo sob influência da rede social.
O resultado torna o Pinterest a plataforma social com o maior potencial de gerar oportunidades de vendas. De acordo com a pesquisa apresentada pela Reuters e Ipsos, em junho de 2012, um em cada cinco usuários norte-americanos do Facebook disseram ter comprado alguma mercadoria devido à publicidade ou comentários visualizados na rede social.
Porém, ambos os resultados se diferem de uma recente pesquisa realizada pela Steelhouse, que revelou que 59% dos usuários Pinterest compraram algum item que visualizaram no site, em comparação com 33% dos usuários do Facebook que adquiriram itens vistos em feeds de notícias ou em murais de amigos.
As categorias de produtos e serviços de maior interesse dos usuários do Pinterest são: Alimentação (57%), Casa (40%), Arte e Artesanato (34%) e Estilo/Moda (30%). No entanto, os produtos infantis são os mesmos populares, lembrados por 14% dos entrevistados.
O que você já comprou com influência do Pinterest?