DES - Digital Enterprise Show 2022 junho 14, 2022
Como desenhar sua estratégia de dados em 2022?
Os dados são um pilar fundamental da estratégia de negócios. Em plena Era Digital, é fundamental identificar e discutir quais são os principais fatores ao projetar uma estratégia de dados sólida que garanta a entrega de valor ao negócio e à empresa no curto e no longo prazo.
Diferentes pontos de vista foram trazidos à mesa e analisados de diferentes ângulos por Unai Obieta, da Adecco Group, Beatriz Moreno Rodríguez, Head of Data Governance da Naturgy, e Jonas Medina, Data Governance Leader da Iberian Sport Retail Group, em painel no CDO Summit & Big Data Series, parte do DES – Digital Enterprise Show 2022, em Málaga, na Espanha.
Unai Obieta, da Adecco Group
“É preciso alinhar a estratégia de dados à estratégia da companhia e o que ela almeja alcançar em determinado prazo. Isso vai guiar a qualidade dos dados a serem coletados e analisados.”
“Toda iniciativa de fazer a companhia crescer por meio dos dados é bem vinda, desde que traga clareza para a equipe do que é preciso fazer e os passos a serem dados por cada área.”
“Além do patrocínio do C-level, as empresas precisam de uma cultura de dados clara e disponível para que a estratégia seja executada plenamente.”
Jonas Medina, Data Governance Leader da Iberian Sport Retail Group
“Precisamos desenvolver uma governança em torno dos dados. É importante detectar business cases que endossem as estratégias para todos na companhia. Casos que mostrem o uso adequado de dados e qualidade dos mesmos são importantes para que todos saibam o que fazer dentro das companhia.”
“Quando iniciamos uma estratégia de dados, pensamos primeiramente nos problemas que os dados nos ajudarão a resolver e depois como faremos coleta e análise.”
Beatriz Moreno Rodríguez, Head of Data Governance da Naturgy
“Dados devem adicionar valores para ao negócio e ajudar a estruturar uma boa base para que as ações sejam executadas.”
“Tão importante quanto planejar coleta e análise, a comunicação para toda a organização é fundamental. Se ninguém souber usar os dados, não haverá valor para a empresa.”
“Ser uma empresa data driven é um grande desafio. Para acelerar esse processo é preciso que haja um patrocinador do C-Level que ajude a envolver a companhia nessa jornada. Também é preciso ter profissionais de diversos níveis e áreas da empresa envolvidos para que as engrenagens funcionem e os dados façam sentido para todos.”