midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

BrandingComunicação e Mídias Sociais junho 13, 2018

Brand Protection e o uso de marca: Sua estratégia para a Copa está alinhada ao guide do evento ou pronta pra uma emboscada?

Midiaria Essencialmente integrada

Escrito por Midiaria Essencialmente integrada

Tempo de leitura 4 min

Brand Protection e o uso de marca: Sua estratégia para a Copa está alinhada ao guide do evento ou pronta pra uma emboscada?

O maior evento de futebol do mundo está para começar e é normal que marcas (patrocinadoras e as não), aproveitem o momento para associar seus produtos e serviços ao maior evento de celebração do esporte bretão. Mas como não se arriscar contra as diretrizes de brand protection, relacionadas ao uso de marca da FIFA?

Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!

Para companhias que não patrocinam o evento, as agências de comunicação e equipes de marketing normalmente sugerem a utilização da já conhecida “estratégia de emboscada”, que liga o nome de seus clientes à competição. Porém, isso pode ser arriscado, já que a federação de futebol possui escritórios especializados em proteger a marca do uso indevido e a infração pela utilização errada custa caro.

Só no último torneio sediado no Brasil, foram identificados mais de 450 casos desse tipo, que foram notificados pela Federação Desportiva aos órgãos reguladores, como o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

No dado de 2014, também foi notado que entre as estratégias dessas empresas não patrocinadoras estava desde a criação e distribuição de produtos com o logo e a identidade visual do torneio até referências a promoções (associação e intrusão) ao evento.

Apesar do “desinteresse” da maioria da população brasileira pela competição (53% segundo o Datafolha), teremos um mês inteiro em que o assunto principal da mídia será o Mundial. E claro, se marcas quiserem jogar direito para aproveitar o momento, é preciso fechar a zaga, tomar cuidados para não cometer faltas e aproveitar as oportunidades agora.

É por este motivo que elaboramos uma lista do que seu time pode e não pode fazer durante o mundial.

O que não posso fazer logo de primeira?

O nome do evento. Essa normalmente é a dúvida mais comum. Anúncios comerciais que usem alguma marca oficial como emblema e termos, como: Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018, FIFA, Copa do Mundo, Copa 2018 e Rússia 2018 não podem ser utilizados.

Posso criar sorteios de produtos utilizando o evento como plano de fundo?
Infelizmente, uma das ações mais queridas durante o evento não pode ser feita por empresas não patrocinadoras. A Organização entende que você se beneficiou do torneio e pode tomar medidas contra a sua empresa.

Não quero fazer menção ao torneio, mas sim ao time do Brasil. Posso?

Para uso do nome “seleção” ou qualquer outra menção é necessária uma autorização da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Esse seria um contato com outro departamento.

Para a identidade visual da Copa (logos, imagens, tipografia, uso da mascote ou das obras artísticas), posso fazer qualquer utilização?

Para este caso, tudo o que for relacionado à arte e design é de uso exclusivo da FIFA e de seus patrocinadores oficiais. Em hipótese alguma coloque qualquer imagem deste tipo, pois é uma cilada para você e para o seu negócio.

E o que posso fazer?

Posso usar apenas a menção Copa?

Segundo a regra, usar apenas o termo Copa, sem colocar o ano “2018”, pode ser utilizado. Só a utilização dessa expressão já ajuda e muito na hora de relacionar ao evento.

 Quero fazer uma campanha interna de marketing ou colocar em uma loja uma decoração diferenciada.  O que posso fazer?

É permitido decorar com a bandeira nacional e elementos relacionados ao futebol, sem qualquer relação com a marca da FIFA ou de seus patrocinadores.

Quero apenas noticiar os eventos da Copa sem finalidade comercial. É possível?

As regras para artigos jornalísticos sem a finalidade de vender, mas apenas de noticiar não sofrem com as regras acima. É possível fazer artigos, notícias sem sofrer com qualquer tipo de implicação. Já se for alavancar qualquer tipo de anúncio publicitário, não pode.

Essas são algumas dicas para você rever suas estratégias e não levar uma goleada do jurídico durante o maior evento do mundo. Ainda dá tempo de criar uma estratégia voltada para o seu negócio aproveitando a Copa. Entre em contato com a midiaria.com e vamos aproveitar este momento para alavancar resultados.

Confira o documento da FIFA na íntegra