planejamento estratégico de marketing outubro 29, 2012
Bombril se atualiza e investe mais de R$ 70 milhões em Marketing
O protagonismo alcançado pelas mulheres de forma definitiva no mercado de trabalho foi o pontapé inicial para a Bombril entender que era o momento de mudar. Com 64 anos de dedicação quase exclusivos a um target mais velho, formado em sua base por donas de casa, a marca se reposicionou e rejuvenesceu, focando em mulheres entre 20 e 30 anos da nova classe média. A empresa também ampliou o seu portfólio de produtos, buscando a liderança em novas categorias.
Tal iniciativa só foi possível graças a um investimento pesado em estratégias de marketing. Em 2011, foram aplicados R$ 70 milhões para ampliar a visibilidade. A compreensão de quem é e o que quer a nova consumidora da marca ajudou na elaboração de futuras ações. Boa parte delas é pensada para as redes sociais. “Esse target tem reflexo direto nas nossas iniciativas, na construção do que será veiculado nas redes sociais, na TV aberta. A mulher tem vida ativa e é um grande desafio dialogar com ela”, explicou Marcos Scaldelai, Diretor Comercial e de Marketing e P&D da Bombril, em entrevista ao portal Mundo Marketing.
O reposicionamento começou a ser comunicado por meio da ação Mulheres Evoluídas, protagonizada pelas atrizes Dani Calabresa, Marisa Orth e Monica Iozzi. Com o mote “Os produtos que evoluíram com as mulheres” a ideia é exatamente dialogar com uma mulher moderna, que busca conhecimento e se tornou mais exigente.
Um dos resultados é que o alcance dos produtos, com um target de até 29 anos, saltou de 65,8% em 2010 para 71,9% no último ano. A ação também foi reforçada com uma revista eletrônica homônima neste ano. “Mudamos todas as formas de falar com nossas consumidoras. Hoje essa mulher exige informação atual e rápida, é bastante conectada à internet. Ela não quer mais ouvir que um produto ‘lava mais branco’ ou que ‘tira mancha’.
Reposicionamento é preciso para sobreviver!