midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

web, tecnologia e seo abril 2, 2014

BI e TI: os novos melhores amigos dos comunicadores

Kleber Pinto

Escrito por Kleber Pinto

Tempo de leitura 2 min

BI e TI: os novos melhores amigos dos comunicadores

Cada vez mais a função de comunicador requer uma habilidade fundamental na profissão: a de articulador. Quem trabalha com projetos digitais e gestão de conteúdo sabe – ou deveria saber – da importância de ter por perto profissionais de tecnologia da informação (TI) e de business intelligence (BI).

Siga a midiaria.com no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!

São profissionais dessas duas áreas que têm auxiliado comunicólogos e profissionais de marketing a gerirem o conteúdo relevante que o usuário vê e interage.

O fluxo é o seguinte: o usuário de internet abastece as plataformas e redes com seus conteúdos e pegadas. Essas informações são reconhecidas como dados pelos sistemas computacionais (big data). Aí entra o profissional de inteligência de mercado, que analisa esses dados, cruza informações de mercado com as demandas dos usuários e colabora com a comunicação na estratégia de conteúdo assertivo para o público alvo.

Já o profissional de tecnologia da informação ajuda a transformar ideias em ambientes navegáveis e também as codifica em dados a serem reconhecidos pelas plataformas web e sistemas como os mecanismos de busca, por exemplo.

Em seu livro “Software Takes Command”, Lev Manovich diz que “interfaces são apenas formas de visualizarmos os dados que estão disponíveis na rede mundial e são acessados por computadores”. Nesse sentido, a comunicação de hoje requer a colaboração de três áreas: comunicação, TI e BI.

Resumindo: da próxima vez que for pensar em algum projeto web ou precisar de dados consistentes para uma estratégia de conteúdo eficaz, procure envolver os mais novos melhores amigos dos comunicadores, os profissionais de tecnologia da informação e os de business intelligence.