Comunicação e Mídias Sociaisweb, tecnologia e seo janeiro 30, 2012
5 motivos para você apostar na rede profissional BranchOut
Você já deve ter ouvido falar no BranchOut, um aplicativo que ficou mais conhecido como “o Linked In do Facebook”. Se não conhece essa ferramenta profissional, não se preocupe, pois depois da divulgação no Brasil em junho de 2011, não se ouviu muito sobre ela por aqui. Mas vale ficar de olho.
O BranchOut foi lançado em agosto de 2010 como um aplicativo do Facebook que mostra onde seus amigos trabalham e permite montar um perfil profissional, assim como o Linked In. O diferencial do BranchOut é que ele usa a sua base de amigos no FB para articular um contato com a empresa dos seus sonhos, entre outras funcionalidades.
Em maio passado, Rick Marini – fundador e CEO do BranchOut, conseguiu um aporte de US$ 18 milhões para fazer sua rede ganhar corpo. A chegada da plataforma ao Brasil se deu nessa época. Com isso, o site saiu de uma base de 10 mil para milhões de usuários em 60 países. A rede já está disponível em 15 idiomas, incluindo o Português.
Em conversa por e-mail com o blog da midiaria.com, o BranchOut afirmou que há uma preocupação em expandir no Brasil. “Vemos um crescimento rápido e contínuo de usuários brasileiros, tanto de pessoas em busca de novas colocações, como de recrutadores que procuram por talentos locais”, escreveu a assessoria de imprensa, sem revelar números para o país.
A justificativa do BranchOut é simples: 70% dos 750 milhões de usuários do Facebook estão fora dos Estados Unidos. Quanto mais essas pessoas se preocuparem em utilizar as redes sociais para buscar um novo emprego, mais usarão o BranchOut, que já está disponível no mesmo ambiente em que compartilham sua vida com os amigos e também em apps para mobile. “Prevemos maior crescimento nos países emergentes, incluindo o Brasil.”
Então vale a pena montar um perfil no BranchOut? Minha sugestão é: sim, e o faça hoje mesmo. Por que?
- O BranchOut “puxa” do seu perfil do Facebook apenas informações relevantes profissionalmente, como histórico de trabalho, educação e recomendações. Fotos particulares e postagens ficam de fora;
- Desde 2011 foram divulgados mais de 3 milhões de empregos e 20 mil vagas de estágio nessa rede;
- Empresas como Microsoft, Salesforce, Accenture, HP e Levi’s já contrataram pessoas por meio do BranchOut;
- 70% dos recrutadores de grandes empresas estão usando o Facebook – e consequentemente o BranchOut – para encontrar novos talentos;
- Para 2012, a rede promete novidades, como o aperfeiçoamento das funcionalidades e parcerias com consultorias de recursos humanos.
O BranchOut postou um vídeo e uma série de dicas e previsões de emprego para este ano que valem ser analisadas. Em seu blog pessoal, Rick Marini afirmou: “Mega-tendência para 2012: Facebook é o novo ponto de encontro profissional online”.
#ficaadica
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=OoNPXsZxmZg]