Comunicação e Mídias Sociaisplanejamento estratégico de marketing março 27, 2012
Social Spam: o que é, como fugir dele e ainda produzir bom conteúdo
O termo spam sempre foi muito relacionado aos e-mails enviados para um grupo de pessoas que não pediu ou permitiu o recebimento de determinado conteúdo. Você já ouviu falar no social spam?
Com o filtro de lixo eletrônico nos serviços de e-mail e o crescimento das redes sociais, os spammers profissionais migraram esse conteúdo “indesejado” para plataformas como Facebook e Twitter. Isso você também já deve ter percebido. Agora, se você é um produtor de conteúdo, responda: tem certeza que seus posts não são considerados spams por seus seguidores e fãs?
Enquanto você reflete sobre essa questão, compartilho o infográfico produzido pela empresa americana Constant Contact que apresenta melhor o conceito de Social Spam e ainda dá dicas de como produzir bom conteúdo para sua fan page ou para seu perfil no Twitter.
Segundo a Constant Contact, há dois tipos de spammers: os falsos perfis alimentados por um programador e os “profissionais de marketing” que são agressivos em suas postagens.
O estudo aponta que há mais spams no Facebook (4% dos posts) do que no Twitter (1.5% dos tweets). Mais de quatro milhões de usuários do Facebook são afetados por spams diariamente.
Como identificar um spam (veja se o seu conteúdo se parece com essa descrição!)
- Spammers geralmente usam perfis falsos;
- Maioria dos posts só traz links e frases de sentido duvidoso;
- URLs estranhas e muito longas.
Dicas para produzir um bom conteúdo nas redes sociais
- Forneça conteúdo que seus clientes gostem
Material exclusivo, enquetes, promoções e informações sobre seus produtos e serviços de maneira agradável são sempre bem vindas.
- Visual é tudo
Uma boa imagem e um vídeo atraem a simpatia de quem está disposto a compartilhar nas redes sociais.
- Mantenha a regularidade
Quem segue uma marca na rede espera receber novidades com certa frequência. Para a Constant Contact, o ideal é um ou dois posts diários no Facebook e um a quatro tweets.
- Conteúdo de fácil engajamento
Ser engraçado e oferecer dicas torna seu material mais fácil de ser compartilhado e aceito nas redes sociais.
- Interaja
Mais do que receber conteúdo, seus fãs e seguidores podem gostar se forem abordados para opinar sobre determinado tema.
Se ainda assim você não estiver certo se faz parte do time dos spammers, escreva para o time da midiaria.com e peça ajuda.
Leia também: