Comunicação e Mídias Sociaisplanejamento estratégico de marketing junho 26, 2012
Social commerce é vitamina para varejo online das pequenas empresas
Um recente estudo da E-Consulting aponta que as redes sociais contribuitrão positivamente no comércio eletrônico do pequeno varejista. O chamado social commerce fará com que nos próximos três anos as pequenas empresas cresçam a uma taxa de 15%.
Para se ter uma ideia, o volume de transações online deve totalizar R$ 34,4 bilhões em 2012 (incluindo sites de leilão e compras coletivas); e em 2013 deve chegar a R$ 39 bilhões.
A internet móvel, ainda segundo a E-Consulting, também será motor para que as pequenas empresas ganhem mercado. A invasão dos smartphones promoverá o social commerce, fazendo com que o consumidor pesquise a opinião de alheia nas redes sociais em busca de dicas de onde comprar determinado produto.
Dos entrevistados para o estudo, 48% afirmaram que fazem pelo menos uma compra por mês por intermédio de links em redes sociais ou pelos sites de compras coletivas.
Com relação à contribuição no social commerce, 34% disseram escrever um comentário nas redes sociais sobre um produto que comprou online.
A personalização de lojas no Facebook e ferramentas de e-commerce, como o Tanlup, reforçam a tendência apontada pela consultoria.
Veja também: