Comunicação e Mídias Sociais julho 29, 2013
Segunda tela: a audiência da TV medida pelas mídias sociais
No final de 2012, quando listamos aqui no blog a previsão da segunda tela como forte influenciadora de ações digitais para 2013, adiantamos o que se vê hoje no mercado brasileiro: empresas que medem audiência da TV usando as mídias sociais. Veja alguns dados e oportunidades de mercado.
Siga a midiaria.com no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
Nos dias de hoje, para saber o que está fazendo sucesso na TV basta acessar o Twitter e outras mídias sociais para ver as postagens da comunidade. Exemplos como as telenovelas “O Astro”, “Cheias de Charme” e “Avenida Brasil” e programas como “A Fazenda” e “Big Brother” são provas de como a segunda tela (smartphones e tablets) já fazem parte do cotidiano do brasileiro.
Pensando nesse mercado, o IBOPE, empresa com método convencional de medir a audiência da TV, está revendo suas métricas e já fez parceria com startups que monitoram tweets e posts, como a Qual Canal, de Brasília. A empresa monitora esses comentários e inspira emissoras, agências de publicidade e anunciantes a aproveitar o poder do mundo digital. Segundo a Qual Canal, 60% dos internautas brasileiros acessam internet enquanto assistem TV.
Especialistas de Santos, litoral paulista, desenvolveram algoritmos que estudam os tweets e apresentam o comportamento – e as predileções – dos telespectadores. A Tuilux é uma plataforma que qualifica e quantifica a interação entre a TV e as mídias sociais para emissoras e agências anunciantes.
A E.life, empresa de monitoramento de mídias sociais, aponta que metade dos assuntos que aparecem nos trending topics do Twitter estão diretamente ligados à TV.
Para os profissionais que trabalham com mídias sociais, a consolidação dessa tendência reforça o poder das massas e aumenta as oportunidades de ações a partir de um cruzamento entre o que está na TV e o que se diz nas mídias. Fica a dica.
Veja também:
- Quais são as tendências em redes sociais para 2013?
- Como a Globo mantém as empreguetes de Cheias de Charme nos trending topics
- #dasbancas: há horário nobre na internet?