Comunicação e Mídias Sociais setembro 13, 2015
#dasbancas: todos contra o WhatsApp
Nossa indicação dessa semana é a matéria “Todos contra o WhatsApp” da revista Época Negócios de setembro.
Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
O brasileiro está falando cada vez menos ao telefone tradicional muito em função do WhatsApp, que virou febre e além de mensagens de texto inclui fazer ligações de forma gratuita. O WhatsApp se transformou em um problema para as quatro grandes operadoras de telecomunicações do país, a ponto de virar alvo de acusações por parte do presidente de uma delas. O executivo expressou que a ferramenta é uma “operadora sem licença”, colocando em risco a lucratividade das grandes operadoras de telefonia.
É uma história que o mercado de tecnologia já viu repetir incontáveis vezes: uma inovação rompe o modelo de negócio antigo e deixa os players estabelecidos em posição de defesa, nesse caso, as operadoras. Elas gastam bilhões de reais para instalar e atualizar redes de transmissão de dados com milhares de antenas, que é um processo caro e demorado.
A pergunta que não quer calar: em função da força do WhatsApp, por que as operadoras ao invés de cobrar valores absurdos dos usuários não se unem e desenvolvem em conjunto uma inovação similar? Talvez se isso tivesse acontecido antes não estariam sofrendo tanto, pois agora ele já é o “queridinho” dos brasileiros.