EspeciaisWeb Summit 2021 novembro 4, 2021
Plant-based: um mercado promissor avaliado em US$ 370 bilhões até 2035
Patrick Brown, CEO da Impossible Foods, veio ao palco do Web Summit 2021 para tratar de um tema atualíssimo: a transformação da indústria alimentícia por meio da dieta plant-based, que associa alimentos com sabores e nutrientes em sua forma mais pura. Trata-se de um mercado promissor que vem chamando a atenção de investidores do mundo todo.
“A indústria de carne é a maior ameaça que a humanidade já vivenciou e os alimentos a base de vegetais podem ser a única esperança para o futuro”- Patrick Brown.
A Impossible Foods tem como missão substituir completamente o uso de animais como tecnologia alimentar até 2035.
Importante ressaltar um dado dos Estados Unidos, que é de longe o mais avançado produtor desse tipo de alimento, tendo um crescimento de 27% de 2019 para 2020, enquanto o varejo de alimentos em geral cresceu somente 15%. E indo para um dado global, o mercado de proteínas plant-based pode chegar à cifra de US$ 370 bilhões em 2035, conforme dados da consultoria A.T.Kearney, o que corresponderia a 23% de todo o segmento de carnes do mundo.
“Os produtos da Impossible Food precisam ser mais baratos, mais sustentáveis e com um sabor delicioso. O sabor é a parte mais importante”, reforça o executivo pensando no aspecto de ampliar a preferência junto aos atuais e futuros consumidores. Brown entende que a concorrência direta de seus produtos precisa se fortalecer para a indústria crescer “Não desejamos nada de mau aos concorrentes, queremos que todos sejam bem-sucedidos”, destacou.
A pandemia de COVID-19 levou a Impossible Food para uma maior expressão no varejo, com o lançamento do Impossible Burger em mais de 8.000 PDVs, e que se tornou o preferido dos vegetarianos e para aqueles que estão reduzindo a ingestão de carne. Uma temática importante pensando em sustentabilidade e como o planeta irá se preparar para alimentar uma população estimada em 10 bilhões de pessoas, considerando todas as limitações planetárias existentes.