DES MadridEspeciais maio 22, 2019
O lado humano da Transformação Digital
O executivo de tecnologia da empresa Kyocera, Kyohei Shimada, veio falar de Transformação Digital sob a ótica humana, e quanto o foco se faz necessário para que as mudanças nas organizações ocorram, e acima de tudo, como motivar o público interno nessa jornada, colocando o conhecimento a trabalho da eficiência nesse processo. O discurso aconteceu no segundo dia o Digital Enterprise Show – DES Madrid 2019.
Trata-se de um processo de engajamento interno, que deve começar do topo da pirâmide para a base, fazendo com que as pessoas comprem a ideia e se sintam motivadas, pois o medo e a incerteza são os fatores que mais afastam todos do foco. E para que a Transformação Digital de fato caminhe, todos os públicos internos devem estar no processo.
Proporcionando oportunidades para o crescimento material e intelectual de nossos colaboradores através de esforços conjuntos, contribuiremos para o avanço da sociedade e da humanidade.”
Olhando para o lado humano da Transformação Digital, Shimada elenca quatro pilares primordiais do processo:
- Criar uma cultura interna com foco em mudanças;
- Envolver todos os níveis da corporação no processo de transformação;
- Colocar o conhecimento a favor do trabalho;
- Prover oportunidades com o objetivo de crescimento.
A pergunta para o colaborador sempre deve ser: “qual motivação você tem para transformar a organização?”, destaca Shimada, pois quem vive a Transformação Digital diariamente em suas vidas terá o mesmo entusiasmo, a vontade de fazer acontecer e promover as mudanças necessárias.
É uma jornada cultural interna para as organizações com grandes desafios, que envolve confiança, autonomia e espaço para que as pessoas possam se engajar, deixando de ser uma meta intangível, para efeitos que sejam palpáveis e vivenciados no dia a dia.