midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

Especiais setembro 29, 2017

3 questões-chave para se preocupar agora, segundo o mestre do SEO americano

Kleber Pinto

Escrito por Kleber Pinto

Tempo de leitura 3 min

3 questões-chave para se preocupar agora, segundo o mestre do SEO americano

Rand Fishkin é daqueles americanos que falam de sua especialidade com tamanha animação que nos fazem querer estudar a fundo o que eles defendem. Neste caso, o SEO. Fishkin é fundador da MOZ, uma empresa e plataforma de otimização de sites para buscadores. Em sua sessão no Inbound 2017, ele tratou de 3 questões-chave do marketing contemporâneo. Veja abaixo.

Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!

Investimentos devem ser mensuráveis
A cultura do marketing atual aponta que todos os esforços devem ser mensuráveis, o que faz com que profissionais apostem cada vez mais em anúncios em buscadores e redes sociais, e-mail marketing e remarketing, por exemplo.

Segundo Fishkin, é preciso balancear os investimentos nessas estratégias com aqueles que são difíceis de medir, mas altamente relevantes em uma estratégia de marketing e comunicação: boca a boca, SEO, alcance orgânico, marketing de conteúdo e relações públicas.

O motivo? “No médio e longo prazos, as ações difíceis de medir apresentam resultados tão eficientes como os anúncios pagos em buscadores e redes sociais. Precisamos lembrar que marketing de conteúdo, por exemplo, pode ser rastreado por meio de ferramentas que monitoram as menções. Isso é uma mensuração”, defendeu o especialista.

Profissionais de marketing não são técnicos

Rand Fishkin diz que o mercado nos faz acreditar que profissionais de marketing não têm habilidades técnicas com as plataformas digitais. Com a constante atualização dessas, é possível que qualquer pessoa mexa em um código fonte de um website, puxe dados de plataformas em formato excel para análise e busque novos conhecimentos em sites que os oferecem gratuitamente, como o www.noexcuselist.com.

Marketing de busca deve ser mais amplo
Para os profissionais de marketing focados nos resultados de busca, Fishkin recomenda olhar com mais atenção para o Google Imagens, Google Maps, YouTube, Amazon, Facebook, Reddit e Bing. “Ainda estamos muito presos ao buscador do Google. Há inúmeras possibilidades no Imagens, Maps e outras plataformas muito ricas para geração de tráfego”, afirmou.

O Inbound 2017 é o maior evento de marketing de conteúdo do mundo, reunindo cerca de 20 mil pessoas em uma semana de palestras e workshops organizados pela Hubspot. Ele acontece em Boston, nos Estados Unidos, cidade sede da empresa.