Especiais maio 16, 2018
Engage Prague: Entendendo o perfil das gerações com os cases da Fini
Começar o Engage Prague em um workshop com um brasileiro foi muito bacana! Cases do Brasil também estão em Praga nesse primeiro dia do evento. Luis Henrique Ferreira, da empresa de doces Fini, trouxe como tema as “Gerações” e seus comportamentos no consumo de informações e redes sociais.
Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
Uma pergunta simples, porém, com uma resposta intuitiva: onde estão as novas gerações? Ever Connected! Conectadas nas redes sociais, podcasts, games, etc. Ou seja, elas buscam por interações dinâmicas, com formatos que se adaptam em seus estilos de vida, querem qualidade de vida e defendem causas. E isso reflete diretamente nas marcas as quais esse público irá se identificar: as marcas que ganharão o coração dessas pessoas são as que realmente têm um propósito muito bem definido e formatos de comunicação adaptados as suas preferências. Prova disso são os stories, sendo o formato que mais cresce na preferência das novas gerações. “The day is fast and full of stories” resumo um pouco do que é nosso dia a dia e como os stories se encaixam perfeitamente dentro desse cenário.
O que essas gerações consomem em termos de conteúdo?
- Geração Z (16-19 – mais colaborativa e busca por objetivos comuns): 63% (Facebook); 66% (Youtube); 36% (Instagram) e 17% (Twitter)
- Geração Y (20-34 – imediatista e questionadora): 64% (Facebook); 51% (Youtube); 21% (Instagram) e 10% (Twitter)
- Geração X (35-49 – comprometida e linear): 54% (Facebook); 34% (Youtube); 9% (Instagram) e 4% (Twitter)
Algumas dicas simples e fáceis de aplicar para atingir o sucesso dentro de cada uma das redes abaixo:
- Facebook: comunicação leve e descontraída, porém não há “free lunch”, pois o orgânico está cada vez menor.
- Instagram: imagens e “Stories”são os grandes potenciais, porém, vá devagar e não invada demais o feed dos usuários.
- Twitter: é o que aconteceu em minutos (faster than a bullet), expresso de forma direta.
Ferreira apresentou alguns cases que demonstram o formato que as novas gerações mais se identificam. Um que gostei bastante foi um vídeo da Fini com uma receita de como personalizar seu cupcake de Star Wars em uma dica deliciosa.
Saber falar com as gerações da forma correta será o “grande pulo do gato” das marcas, garantindo uma maior identificação por parte de seus seguidores.