EspeciaisRD Summit 2018 novembro 12, 2018
Educação: precisamos falar mais sobre isso
Entre todos os aprendizados incríveis que nosso time adquiriu durante as palestras do RD Summit 2018, maior evento de Marketing e Vendas da América Latina, um em especial foi reforçado por quase todos os palestrantes: estudem! Sim, parece óbvio, mas não é!
A velocidade com que as coisas estão mudando é absurda, o que ontem era uma verdade absoluta, hoje a gente começa a duvidar da eficiência e amanhã já tem um substituto mais rápido, mais produtivo e até mais barato.
Novas profissões estão surgindo e é a flexibilidade, a resiliência e a informação do mercado que vão definir quem continua crescendo ou quem fica pra trás.
O jeito de estudar também mudou.
As teorias de marketing usadas por Kotler e todos os outros acadêmicos servirão como base do aprendizado, mas não são elas que dirão que agora você precisa aprender matemática para fazer marketing! Lembre-se, estamos na era dos dados. Agora são eles que ditam as regras. Entendeu a importância de saber matemática? Raciocínio lógico? Pois é, só as biografias mais recentes (sendo as melhores disponibilizadas na internet) te contam essa parte da história.
Entender as mudanças, estudar as melhores práticas e gastar horas no bar conversando com os amigos de diversas áreas – como recomendou Romeo Busarello – são práticas que farão de você um profissional cada vez mais preparado para a nova era do aprendizado.
E nessa nova era a única pessoa responsável por isso é você! Achar que a empresa tem essa responsabilidade é delegar ao outro o seu desenvolvimento. A empresa pode sim, colaborar, afinal, é uma troca sadia, mas como uma forma de reconhecimento, investimento, não como obrigação.
Estar antenado ao que acontece no mundo, na sua área, na sua empresa, e buscar sempre atualizações e novos conhecimentos são ações que, de fato, tornarão você mais rico – e não é de dinheiro que estamos falando!
E antes que você pense que isso é óbvio, basta checar os dados (olha eles aí), e ver quantas empresas denominadas “gigantes” fecharam e quantas pessoas viram suas profissões caírem em desuso, forçando o indivíduo a se reinventar. O conselho é de vó, mas nunca foi tão atual e necessário como agora: estude!