planejamento estratégico de marketing março 22, 2012
Design no esporte: equilíbrio entre os interesses da marca patrocinadora e a paixão do torcedor
O investimento das empresas em ações publicitárias na área esportiva vem apresentando um crescimento considerável nos últimos anos. A exposição em grandes eventos esportivos e a associação com atletas de renome, principalmente no futebol, confere destaque à marca patrocinadora. A eficiência da utilização do esporte como ferramenta de comunicação, se deve não somente a visibilidade, mas também ao relacionamento da marca com seu público-alvo.
Design show de bola
Para a criação de produtos esportivos e uniformes para times de futebol, dois itens principais devem ser levados em consideração:
1 – Os interesses da marca patrocinadora que tem como objetivo a visibilidade e a fidelização do consumidor;
2 – O produto precisa atender a expectativa do torcedor em relação ao visual e tradição do time. Deve-se dar uma atenção especial a combinações das cores que serão utilizadas, para manter a legibilidade da marca a distância e em movimento, levando em consideração também que num campo de futebol, a cor verde do gramado, em uma exibição pela televisão, pode interferir na combinação de cores, reduzindo a visibilidade do uniforme e consequentemente das marcas. O ideal é trabalhar com o contraste claro / escuro.
Diversas áreas da camisa podem receber a aplicação de marcas patrocinadoras: frente, costas, área central , superior, inferior, gola e mangas. A posição e dimensões variam de acordo com o investimento feito pelas empresas.
Barcelona: uma das camisas mais vendidas no mundo
A camisa do Barcelona, clube espanhol da cidade de Barcelona, Catalunha, está entre as mais vendidas no mundo, esse fato se deve ao sucesso do campeonato espanhol que estende para outro países, inclusive no Brasil. O time tinha como tradição não utilizar a aplicação de patrocinadores em suas camisas e só em 2006 passou a estampar o logo da Unicef, e para a temporada 2011/20012 o Barcelona irá exibir em suas camisas a marca Qatar Foundation, que fez um investimento no valor de 30 milhões de euros anualmente por cinco anos. Esse é o maior contrato de patrocínio da história do futebol. A nova camisa do Barcelona para a temporada 2012 foi fabricada pela Nike.
Leia também: