Branding janeiro 11, 2012
Design de interface e a interação com o meio digital
“Uma interface para um usuário deve ser tão simples que um iniciante, numa emergência, deve entendê-la em 10 segundos.” (Theodor Holm Nelson)
Esse era o lema de Ted Nelson, filósofo e sociólogo norte-americano, nascido em 1937, criador do conceito de hipertexto e hipermídia na década de 60, a partir de um estudo que avaliou os impactos que a divulgação de informações nos meios digitais traria para a humanidade no futuro.
A interação simultânea num ambiente digital com diversos itens como textos, imagens, sons, vídeos e com a possibilidade de modificação do conteúdo pelo usuário, criando uma nova versão personalizada, que também pode ser divulgada acrescentando mais conteúdo informativo, são características do conceito de hipermídia.
Essa interação hoje não se limita somente ao computador. Com os avanços da Internet e a tecnologia em dispositivos móveis, as possibilidades são inúmeras. Podemos vê-la em diversos outros meios de comunicação como a TV interativa, onde podemos controlar o conteúdo que vamos assistir; no celular, onde podemos acessar as redes sociais; e diversos aplicativos para facilitar a comunicação e a busca de informações a partir de qualquer local.
Para proporcionar essa experiência ao usuário, a interface das aplicações, além de ter um design moderno e interessante com o uso de elementos tridimensionais, imagens, animações, sons e vídeos criando um cenário real no meio digital devem ser intuitivas e dinâmicas, construídas em uma linguagem visual comum a todas as pessoas, facilitando a interação entre elas e o novo meio a qual pertence ao se conectar.
Interatividade a um toque
O tablet é um dos dispositivos móveis que tem agradado muito os consumidores no mundo todo, suas diversas funcionalidades e acesso a Internet via WiFi e 3G proporcionam acesso e total interação no meio digital. E com isso as empresas têm investido em desenvolvimento de Apps, disponíveis também para alguns dos modelos recentes de celulares. São aplicativos que podem ser instalados para acesso às redes sociais, serviços de mensagens, anotações, planejamento, organização de tarefas, informações e entretenimento.