midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

planejamento estratégico de marketing setembro 2, 2012

#dasbancas: Você compra. Eles sabem!

Kleber Pinto

Escrito por Kleber Pinto

Tempo de leitura 3 min

#dasbancas: Você compra. Eles sabem!

Nossa indicação dessa semana é a reportagem de capa da Revista Galileu, da Editora Globo, que aborda como cada vez mais as empresas das quais compramos sabem de tudo a nosso respeito e como podemos escapar disso. Somos vasculhados ao máximo, eles sabem o nosso nome, onde moramos e o que queremos, tudo com um único objetivo: de consumirmos cada vez mais.

Na matéria temos o case das lojas Target, rede americana que vende de móveis a produtos de limpeza. Em uma tarde, um senhor entrou em uma das lojas Target com uma cara muito fechada e tinha alguns cupons em mãos. Ele pediu para falar com o gerente. “Minha filha recebeu isso pelo correio. Ela ainda está na escola, e vocês estão enviando cupons de desconto para roupas de bebês de berço. Querem que ela fique grávida? O gerente da loja se desculpou e, dias depois, ligou novamente para se redimir. Ao telefone, o pai da garota contou que, ainda no carro, voltando da loja, sua mulher confessou que havia coisas acontecendo na família de que ele não tinha ideia. “Tive uma conversa com minha filha, e o bebê é para agosto. Eu é que te devo desculpas”, disse o senhor na ligação. A adolescente, de fato, estava grávida. E a Target descobriu antes do avô da criança.

Um ano antes, um estatístico contratado pela loja havia criado uma maneira de descobrir quais clientes estariam grávidas para enviar a elas ofertas de produtos para gestantes e bebês. A rede tem uma espécie de identidade de cada consumidor, criada quando ele usa um cartão de crédito ou um cupom promocional, preenche uma pesquisa, liga para o SAC ou visita o site da loja. A partir daí, monitora tudo o que ele compra. Cruzando o consumo de grávidas, o estatístico criou um padrão do que elas compram. Hoje, a Target sabe que, se uma mulher de 23 anos levou para casa uma loção de manteiga de coco, uma bolsa grande o suficiente para guardar fraldas, suplementos como zinco e magnésio e um tapete azul, há 87% de chance de ela estar esperando um bebê há 3 meses.

É uma loucura desenfreada! Tudo o que compramos está sendo monitorado! O que você acha de tudo isso? Esse e outros cases, você poderá ler na Galileu desse mês.

Veja outras dicas da seção #dasbancas