Comunicação e Mídias Sociaisplanejamento estratégico de marketing novembro 3, 2013
#dasbancas: o poder da reclamação do consumidor na era digital
Os jovens de até 29 anos preferem as mídias sociais e os sites especializados em reclamação para falar sobre uma experiência ruim com uma marca ante os SACs. Essa é uma das revelações do estudo do Reclame Aqui com a revista Época.
Siga a midiaria.com no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
Quando se fala do serviço de atendimento ao cliente, os consumidores com mais de 40 anos são maioria (34%). Já para os jovens, as mídias sociais são os canais preferidos para reclamações e compartilhamento de insatisfações (52%).
Segundo o Reclame Aqui, 56% dos brasileiros se consideram bem informados sobre seus direitos – e 88% dizem reclamar de um atendimento ruim. O resultado para marcas e empresas pode ser cruel! O impacto de um post denegrindo uma marca pode ser quatro vezes maior. Em agosto deste ano, por exemplo, 5,9 milhões de brasileiros reclamaram de empresas em sites especializados, repercutindo em 22,6 milhões de pessoas.
Outro dado curioso do Reclame Aqui é que 74% das reclamações ali postadas são resolvidas pelas empresas. Isso tem levado os SACs a terem mais acesso ao alto escalão das empresas pois precisam responder a um consumidor mais exigente.