web, tecnologia e seo março 8, 2015
#dasbancas: mercado de smartphones de segunda mão já é uma tendência
Nossa recomendação dessa semana é a matéria da Revista Exame “Nova vida para os usados”, que aborda um tema superinteressante. Na maioria das vezes achamos que as pessoas querem cada vez mais o celular do momento, o melhor, o que tem mais funções, porém, na prática muita gente se conforma em comprar um aparelho de segunda mão.
Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
Segundo pesquisa da consultoria americana Gartner com consumidores dos Estados Unidos e da Alemanha, 70% dos smartphones em uso nos dois países atualmente serão revendidos. A maior parte (mais de 60%) será transacionada diretamente entre usuários. Esses smartphones usados não afetam em nada a venda dos lançamentos top de linha, mas competem com produtos novos de configurações e preços medianos.
Na cabeça dos consumidores, os quase novos são um ótimo custo-benefício. Outra parte dos usados vai para os fabricantes e as empresas especializadas em recondicionamento. Em 2014, 56 milhões de smartphones usados passaram por programas oficiais de reciclagem e voltaram para o mercado com as suas configurações originais.
Se nos EUA e na Alemanha isso já é uma tendência, mesmo com a facilidade de compra para os melhores aparelhos do mundo, será que no Brasil a moda vai pegar?